Empresa do cliente
Carrinho (0)

Depoimentos dos nossos alunos

  • Hélio Lima Estevão, Ribeirão Preto SP

    Fala, Galera! É com bastante alegria que deixo aqui registrado o meu reconhecimento quanto a excelência dos materiais de contabilidade do Silvio Sande. Eu comecei a estudar em meados de 2014, tendo como objetivo a área de auditoria fiscal. No início eu estudava todas as disciplinas por materiais escritos. Entretanto, em contabilidade, eu estava patinando bastante. Um amigo me falou sobre as aulas do Sande e eu adquiri o seu curso completo de Contabilidade. Posso dizer que foi um divisor de águas no meu aprendizado. O cara manda muito bem, além de conhecer profundamente a disciplina, ele aborda de forma extremamente didática os temas mais complexos, direciona o curso para os pontos mais cobrados pela banca e passa diversos macetes que ajudam o candidato a resolver as questões de prova em menos tempo. Em resumo, contabilidade tornou-se um dos meus pontos fortes. Fica aqui, portanto, o meu agradecimento ao Mestre !!! Um abraço a todos e boa sorte!

  • Paulla Suylane, Maceió Alagoas

    Inicio meu depoimento dizendo: Deus no céu e Silvio Sande na terra..rsrsrsr E a partir das próximas linhas vocês saberão o porquê! Sou Nutricionista de formação e também acabei fazendo uma Residência na área durante dois anos. Porém, após algumas desilusões, resolvi dá um rumo totalmente diferente a minha vida profissional. Em março de 2012, quando ainda morava em Recife e trabalhava como Nutricionista, matriculei-me em um curso presencial específico para área fiscal. Tudo ia muito bem até eu descobrir a danada da contabilidade. O encontro com essa matéria foi bastante traumatizante visto que eu estava começando do zero em todas as matérias e sempre tive bastante dificuldade com qualquer matéria que envolvesse números. Insisti, porém sem êxito.Entrei em desespero total pois não conseguia resolver questões de contabilidade. Então mudei de rumo. procurei um concurso que não tivesse essa matéria no edital , e cheguei ao AFT. Dediquei-me totalmente a esse concurso. Em dezembro de 2012 , resolvi jogar tudo para o alto, largar o emprego e voltar para a minha cidade (Maceió) e fui me mantendo com o dinheiro na poupança que eu tinha juntado. Mantive-me estudando meses e meses para esse concurso. O edital finalmente saiu e quem apareceu: a maldita CONTABILIDADE!! E o que era esperado aconteceu: levei uma bela rasteira mais uma vez da contabilidade, e por pouquíssimos pontos não consegui passar para a segunda fase. Após a reprovação , e depois do período de "luto", voltei com força total aos estudos e tomei a melhor decisão da minha vida: voltar a estudar para a Receita Federal. E foi aí que depois de muitas pesquisas pelos fóruns da vida cheguei ao nome do Professor Silvio Sande. Comprei o curso de 100 horas, e assistia todos os dias da semana. E sempre era a primeira matéria a ser estudada no dia porque os gritos do professor ajudavam bastante a me manter acordada e motivada. Essa ZOORRAA!! E fui me empolgando cada vez mais...Finalmente eu consegui entender a matéria e resolver os exercícios. Na véspera da prova , o Silvio ainda nos presenteou com o bizu que parecia que ele tinha visto a prova. E a vitória chegou!!!!!! Hoje sou Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil. O caminho é longo e doloroso. Porém, a vitória e os resultados são maravilhosos. Deixo aqui registrada minha gratidão ao site e , principalmente, ao Professor Silvio Sande. Recomendo a todos que querem lograrem êxito nesse concurso tão concorrido e difícil!

  • Thiago Castro

    Olá pessoal, Meu nome é Thiago Castro, sou formado em Ciências Navais pela Escola Naval e servi à Marinha do Brasil por 11 anos. Embora tivesse estudado contabilidade na faculdade, eu não me sentia nem um pouco seguro quando vi o nível das questões cobradas pelas bancas, sentia-me “zerado”, como se nada que eu tivesse visto servisse para resolvê-las. Sei que essa sensação é muito comum entre os concurseiros da área fiscal, pois no início a contabilidade é mesmo assustadora! Conheci o material do Professor Silvio Sande logo no início dos meus estudos, em agosto de 2014, indicado pela consultoria para concursos públicos que contratei. Foi a solução dos meus problemas! Sua forma didática e minuciosa de ensinar é fundamental para o concurseiro iniciante. E como o professor mesmo diz, só falta ele “saltar da tela e pegar a sua mão para ajudar a resolver as questões”! Dessa forma, adquiri toda a base teórica de contabilidade geral e avançada com suas aulas. Montei um caderno com todas as explicações, dicas e resoluções das questões mais importantes, de maneira que nunca mais precisei recorrer a outro material teórico! Assim, quando o edital do ISS Niterói foi publicado, a contabilidade já não era um grande problema para mim. Apesar de ser o primeiro concurso da área fiscal que eu iria prestar, eu tinha confiança no que eu tinha aprendido nas aulas e no material que eu havia montado. Parti para resolução de questões da FGV, aparei as arestas, e hoje posso dizer o que sempre ouvi nas suas aulas: BROQUEI ESSA ZORRA!! Professor Silvio Sande, muito obrigado pelo seu trabalho! Ninguém vira referência nacional por acaso, você é fera!! Aos concurseiros, com muito foco e determinação, a vitória é certa! Sucesso a todos!"

  • Bruno Radamés (Belo Horizonte/MG)

    Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao Portal Silvio Sande pelos excelentes materiais fornecidos ao longo de toda a minha preparação. Bem, eu iniciei meus estudos na área fiscal com foco no ICMS-RJ e, pela primeira vez, pude ter um contato com os professores da equipe do prof. Silvio Sande. Posso dizer que, num contato inicial com as matérias, eu prefiro as vídeo-aulas, pois não são tão abrangentes quanto os livros ou até mesmo os materiais em pdf e você consegue ter uma visão geral. Como o concurso para o ICMS-RJ não ocorreu, eu continuei fazendo provas para outros fiscos. Destaco que utilizei os materiais do portal para o concurso do ISS-Salvador (aprovado, mas não classificado no número de vagas) e ISS-São José do Rio Preto (não obtive a média para a correção da prova discursiva). Em meio a estas e mais algumas reprovações em outras áreas, destaco: ManausPrev, TRT-3ª Região e Finep. Porém, não desisti e continuei tentando até que, primeiramente, graças a Deus, consegui a minha tão sonhada aprovação. Como eu já vinha de uma longa caminhada na área fiscal, quando saiu o edital para Niterói, bem mais enxuto que o normal, eu só precisei aparar as arestas. Foi nesse momento que adquiri diversos cursos do Portal Silvio Sande já direcionados para a reta final. Sendo assim, cito os cursos que utilizei:

    Português: Prof.ª Adriana Figueiredo – simplesmente excepcional! Não cheguei a ler nenhum material escrito e assisti às aulas 2x.

    Direito Tributário: Prof. Ricardo Alexandre – conjuguei as aulas com a leitura do excelente livro de sua autoria.

    Direito Constitucional: Prof. Alexandre Araújo – destaco que o prof. praticamente traçou diversas tendências que a banca poderia seguir. Foi de extrema importância para o dia da prova.

    Direito Administrativo: Prof. Gustavo Knoplock – curso totalmente completo e direto ao ponto. Por ser uma matéria também muita extensa e com várias leis esparsas, parabenizo a didática do prof.

    Direito Civil – Prof. Dicler – parabenizo o prof. por ter conseguido condensar um conteúdo programático tão extenso em um curso completo e direto.

    Direito Empresarial – Prof. Cadu Carrilho – vale também o mesmo comentário feito para a matéria de Direito Civil. Empresarial tem sido uma verdadeira pedra no sapato de muitos concurseiros, mas após fazer o curso, pude ir para a prova com segurança.

    Contabilidade – Prof. Silvio Sande – depois de assistir as aulas, até mesmo uma pedra consegue brocar na prova! rs. O prof. consegue, com uma didática impressionante, nos deixar seguros para fazer qualquer prova, mesmo sendo a Contabilidade, também, uma grande barreira para a galera.

    Um abraço à toda equipe do Portal Silvio Sande! Continuem produzindo esses excelentes materiais para a nação concurseira!

    Sucesso a todos!
    Bons estudos!

  • José Wilson Costa Lago - Salvador Bahia

    Bom galera vou falar um pouco da minha história e rotina que me levaram à aprovação nos concursos da PEC Faz (analista administrativo), ISS Salvador (auditor fiscal e analista tributário).


    Antes de iniciar quero dedicar minha vitória à minha mãe que faleceu em agosto de 2014, pois se possuo tanta disciplina e perseverança devo isso aos ensinamentos dela.


    Comecei trabalhar aos 18 anos e na época não quis fazer faculdade, aos 31 anos já bem sucedido no meu ramo e certo da minha vocação, decidir fazer faculdade, fiz Administração de Empresas. Após seis meses do início da graduação, sofri um acidente que mudou por completo a minha vida, um mergulho num banco de areia e fiquei tetraplégico, foi à fase mais difícil que enfrentei. Passado o período do choque e das adaptações à minha nova realidade, voltei para a faculdade e para meu trabalho. Formei-me em 2005 e mesmo com todas as dificuldades que um cadeirante sofre fui laureado por ser o melhor aluno do curso e continuei com minha empresa até novembro de 2012, época a qual a vendi, pois fiquei preocupado com o meu futuro e as incertezas do comércio, que hoje você está bem e amanhã quem sabe.


    Foi buscando a tão sonhada estabilidade que vendi a empresa e comecei a me dedicar integralmente aos estudos. Comecei com aulas presenciais e muitos PDF´s de diversos cursinhos disponíveis no mercado, fiquei um tanto perdido, porém fui achando o meu caminho, que foi através dos vídeos.


    Cada candidato deve procurar sua maneira de estudar, não existe receita de bolo, têm pessoas que são mais visuais, outras auditivas e por aí vai. Comigo deu certo vídeo, o seu pode ser por PDF ou ainda com aulas presenciais, por isso procure seu melhor jeito de estudar.
    Passado isso, comecei a organizar minha rotina, tinha hora para tudo, acordar, me alimentar, malhar e é claro estudar. Cheguei a estudar mais de 15h por dia. Só fazia estudar, não saía, não tinha final de semana, feriado, nada. Depois de organizar a rotina comecei a escolher os materiais a serem estudados. Nesse quesito tive muita sorte, pois consegui materiais de excelentes professores, além de fazer o melhor curso on-line para quem almeja o concurso fiscal, que é o curso do Sílvio Sande. Foram muitas aulas assistidas com professores renomados dos quais muitos se tornaram amigos como é o caso de Sílvio Sande, Cyonil Borges, Carlos Henrique, além do meu amigo Otávio Sande que me apoiou muito em todas as horas.
    Enfim, é uma rotina de muita resignação e resiliência, que só consegui cumprir por ter uma família muito compreensiva, por isso quero agradecer muito a minha irmã, Lili, por ter me dado apoio incondicional durante todo esse período e a minha esposa Bárbara que durante todo esse tempo ficou ao meu lado, entendendo o que eu passava e me apoiando sempre.


    O que tenho a dizer é que não é fácil, na verdade é um muito duro, são finais de semanas sacrificados, feriados que sua família sente falta de você e você dela, não bastando isso o verdadeiro Concurseiro deve estar preparado para as decepções que surgirão pelo percurso, como ficar por uma questão, zerar uma prova, passar bem pertinho do número de vagas e outros problemas que por ventura possam vir a existir, mas jamais deve desistir, pode até ficar desanimado, ficar alguns dias sem estudar, tudo isso é normal, mas não desistir de maneira alguma, pois posso dizer que quando você chega lá, você percebe que valeu a pena. E quanto mais você se dedica mais rápida é a chegada.


    Um abraço a todos e boa sorte.



    José Wilson Costa Lago.


    PEC Faz (analista administrativo), ISS Salvador (auditor fiscal e analista tributário)

  • Vancler Traversi (Rio Grande - RS)

    Salve galera!


    Pretendo neste depoimento ir direto ao ponto e mostrar os materiais utilizados na minha preparação para a RFB e Fiscos Estaduais.


    Como continuo estudando para área fiscal, vamos focar nos seguintes cursos atuais:


    Contabilidade (Geral, Avançada e de Custos) - Curso Completo do Silvio Sande (Contabilidade Sub Zero - Curso Fiscal 2015) e na reta final Curso de Exercícios (com o mesmo Mestre) da Banca Examinadora que prestarás o certame. Todos do Portal Silvio Sande.


    DAD - Livro do Ricardo Alexandre e do Gustavo Knoplock (Teoria) e na Reta Final o curso de Exercícios do Portal Silvio Sande. Neste quesito o Portal está muito bem servido de Profissionais, independente da matéria. No caso de DAD, Cyonil Borges e Gustavo Knoplock mandam muito bem na reta final em um curso de Exercícios.


    DCO - Os Descomplicados de MA e VP, fechando com Exercícios do Curso do Mestre Alexandre Araújo. O curso Fiscal 2015 do Portal Silvio Sande também é muito focado e abrangente, sevindo para qualquer certame da área fiscal.


    Direito Tributário - O livro Direito Tributário Esquematizado do Mestre Ricardo Alexandre, totalmente reformulado e adaptado às novas exigências da ESAF e o curso de Tributário em Exercícios - FCC do Mestre Lugon do Portal Silvio Sande. Além da resolução das questões do Livro de Exercícios do Mestre Ricardo Alexandre.


    Direito Previdenciário - Curso do Mestre Hugo Goes no EVP, finalizando com um curso de Exercícios do Professor Flaviano do Portal Silvio Sande.


    Legislação Aduaneira - Livro do Rodrigo Luz ou o curso doThalis Andrade no Portal Silvio Sande. Além do Curso de Exercícios do Professor Fabio Lobo do Portal Silvio Sande.


    Comércio Internacional - Livro do Rodrigo Luz e curso de Exercícios do Mestre Fábio Lobo no Portal Silvio Sande.


    Português - Curso Completo da Professora Adriana Figueiredo - Português Total - Curso Fiscal 2015 (Portal Silvio Sande). Há o curso de Exercícios com a mesma professora no Portal.


    Raciocínio Lógico - Curso (do Portal Silvio Sande) Raciocínio Lógico Total - Curso Fiscal 2015 com o Mestre Brunno Lima.


    Estatística - Curso Estatística - Curso Fiscal 2015 (Portal Silvio Sande) com o Mestre Carlos Henrique.


    Auditoria - Curso de Auditoria do Curso Fiscal 2015 (Portal Silvio Sande) com o Mestre Rodrigo Fontenelle.


    Matemática Financeira - Curso Fiscal 2015 com o Mestre Brunno Lima (no Portal Silvio Sande).


    Adm. Geral e APU - Curso da Professora Elisabeth Moreira no Portal Silvio Sande.


    Legislação Tributária - Cursos dos Mestres Vilson Cortez e Marcio Antonio Rocha (no Portal Silvio Sande).


    Essa é a base para a preparação focada nos certames da Receita Federal e Fiscos Estaduais, complementando apenas com a legislação tributária estadual ou municipal que cada certame exigirá. Fiquem ligados nos Cursos de Exercícios e Retas Finais que o Portal Silvio Sande lança às vesperas de cada certame. Estes cursos são extremamente válidos para a revisão do conteúdo e o Mestre Sande sempre disponibiliza uma Equipe de Profissionais direcionada ao certame em questão.


    Espero ter contribuido de forma simples no direcionamento dos materiais para a área fiscal.


    Vamos juntos com o Mestre Silvio Sande e sua Equipe invadir os certames da área fiscal.


    Um abraço à toda Equipe do Portal Silvio Sande. Agradeço todo empenho e contribuição dispensados na minha preparação.


     


    AFRFB 2014

  • Leonardo Dantas, Salvador - BA

    Quero aqui registrar meu depoimento quanto à contribuição dada pela equipe do Portal Silvio Sande para minha aprovação. Passei no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em 2014. Reconheço que as aulas de professores como Ricardo Alexandre e Cyonil Borges fizeram a diferença para o meu êxito no certame, entretanto não posso deixar de destacar a importância da participação de Silvio nessa caminhada.


    A contabilidade, fortemente modificada e complexa, torna-se simples com as aulas de Silvio Sande. A linguagem técnica é traduzida de maneira simples - não menos completa - e objetiva para o concursando. Este tem sua vida facilitada para percorrer o caminho tão árduo que é o de passar no mais concorrido e desejado concurso da área fiscal no Brasil.


    Silvio Sande é sem dúvidas, e por unanimidade, reconhecido como maior Professor de Contabilidade do Brasil.


    Tinha que ser torcedor do Baêa nessa "zorra"! 


    Por tudo isso, agradeço ao Portal Silvio Sande.


    AFRFB 2014

  • Ahmed Sameer El Khatib, São Paulo, SP.

    Seguramente o melhor curso de Contabilidade do Brasil. Recomendo a todos aqueles que buscam passar num concurso público ou, simplesmente, queiram uma atualização de altissimo nível! Parabéns, Professor Silvio Sande!


    1º colocado no concurso para Contador da Agência de Fomento do Estado de São Paulo (2014)

  • Vicente Chagas - Minas Gerais

    Grande professor Silvio Sande, você tem consciência do quanto mudou (e continua mudando) a vida de milhares de pessoas? Se eu passei na Receita Federal, com certeza você tem grande participação nisso, pois a sua matéria, Contabilidade, é uma das mais importantes.

    Eu comecei a estudar para a área fiscal em 03/10/2011, não sabia nada, de nenhuma matéria. Sou formado em Matemática e tudo aquilo era outro idioma para mim... Hehe.  Estudei por muitos materiais ruins, de forma errada e me ferrei algumas vezes.

    Em 2012, fiz o concurso para Analista Tributário da Receita Federal e fui reprovado por uma questão em contabilidade. Embora tenha sido o meu primeiro concurso da área fiscal, o baque foi grande, pois havia me dedicado bastante.


    No final daquele ano, ou início de 2013, recebi um e-mail seu divulgando o portal Silvio Sande. A galera falava muito bem de você. Assim, resolvi comprar o curso de Contabilidade para ver como era. Foi o melhor investimento que fiz naquele ano!

    Logo logo ocorreu o concurso da SEFAZ-SP, dediquei-me bastante, comprei o seu curso de exercícios o que me fez ter uma alavancagem exponencial em Contabilidade, de 30% passei para 82%. Só isso já era uma grande vitória para mim. Consegui vencer o grande “dragão contabilidade”, foi ótimo! Sendo assim, mesmo que eu não tenha conseguido a aprovação, fui correndo no seu facebook lhe agradecer, não sei se você se lembra... Hehe


    Depois disso, contabilidade passou a ter um nome para mim: Silvio Sande. Desta forma, decidi ficar apenas com o seu material.

    Hoje vejo que tomei a decisão certa. Consegui ser aprovado em 39º no concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (2014). Na prova, consegui acertar 18 das 20 questões (90%) de contabilidade! Você me ensinou a ser um brocador! hahah

    Por fim, deixo uma mensagem para aqueles que ainda estão na luta: “Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte você pode bater, trata-se do quanto você consegue apanhar e continuar seguindo em frente” (Rocky Balboa)


    Obrigado, mais uma vez, Silvio Sande, por nos proporcionar a chance de concorrer nos melhores concursos do Brasil!


     



    Abraço!


    Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil 2014

  • Érico Vieira

    Comecei a estudar para AFRFB em Outubro de 2012, iniciando do zero nos 'Direitos' e em Contabilidade. Outubro e Novembro só tentava estudar, lendo um livro de Direito Tributário. Só consegui entrar no ritmo em Dezembro, quando fiz meu plano de estudo e passei a contar as horas líquidas estudadas. Tudo com base nos depoimentos dos aprovados em 2012.

    Comecei por Português, RLQ, DAD, DCO, Contabilidade e Direito Tributário. Principais matérias dos 'concursos fiscais'. Comprei um livro de Contabilidade Geral. Mas, quando tentava encaixar com o edital, ficava difícil saber onde estava determinado assunto no livro. O pessoal falava de um tal de CPC... que um era mais importante que outro, etc. Não sabia o que era isso. Passei Janeiro tentando estudar por livro. Tentei por 2, Ricardo Ferreira e Demolidor. Os livros são excelentes, mas me senti um pouco perdido, queria ganhar tempo. E ainda faltava Contabilidade Avançada. Por livro, achei que não conseguiria estudar essa matéria de forma objetiva. Tentei um curso em PDF, mas achei complicado para quem estava começando. Estava difícil estudar Contabilidade.



    Existia um boato que o concurso poderia ser ainda em 2013. Precisava resolver esse problema logo. Foi ai que perguntei ao meu colega do trabalho, que tinha ido bem no concurso para AFRFB-2012, como ele estudou Contabilidade. Ele disse: Só precisa do curso do Sílvio Sande. Assista as aulas e faça um resumo. Copie o que ele falar. Depois é só resolver as questões do curso e revisar o resumo perto da prova.



    Confesso que achei uma loucura. Uma matéria importante como Contabilidade, maior peso da prova, e eu iria estudar só por Video-Aula? Ainda mais eu que nunca gostei de assistir aula. Nesse tempo, o Sílvio tinha lançado um 'Curso Completo de Contabilidade – 100 horas'. Eu estava desesperado, precisava encontrar os atalhos. Mandei um e-mail para o professor. Perguntei de forma bem contundente: Sílvio, só o seu curso é SUFICIENTE para fazer a prova de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil? Vou precisar usar qual livro como suporte?? Não conseguia aceitar que eu não iria precisar de pelo menos um livro. A resposta veio rápida:

    “Erico,


    o curso é completo e se voce acompanhar bem com certeza fará boa prova.

    Abraço”

    Eu insisti. Achei que ele não entendeu a pergunta. Mas eu uso qual livro, professor? Nenhum. Ok. Aceitei. Vai ser por vídeo-aula.


    Contabilidade eu estudava uma aula do curso por semana. O estudo era feito em 3 partes. Primeiro eu assistia a aula, sem pausa, sem anotar nada. Só não assistia a resolução das questões. Passava para a próxima matéria. Estudava duas por dia. 48 horas depois estudava novamente Contabilidade, assistindo o vídeo da mesma aula. Só que agora, pausando e anotando tudo que o professor falava. Terminado o resumo, passava para a próxima matéria. Mais 48 horas depois, eu lia o resumo e resolvia as questões. Marcava as que eu não sabia ou tinha alguma dúvida. Em seguida, assistia o professor resolver todas as questões da aula. Assim fui estudando contabilidade, uma aula por semana.

    Depois que o edital saiu, revisei contabilidade apenas pelo curso de exercício do Sílvio Sande. Fazia mais ou menos a mesma coisa que fiz no curso teórico. Eu passava por cada aula duas vezes. Na primeira, só assistia. Tanto o resumo como a resolução da lista de questões. Na segunda, tentava resolver a lista. Se errasse alguma questão, lia o resumo do assunto que errei e assistia o professor resolver a questão novamente.


    Fui fazer a prova com medo de Contabilidade. Não treinei o suficiente. Faltava a terceira fase do meu plano de estudo em Contabilidade: ficar lendo os resumos e resolvendo a lista de questões do curso, várias vezes. Não deu tempo de fazer isso antes do edital. Praticamente só vi o professor resolvendo questões e refiz as mesmas questões. Mesmo assim, acabei acertando 16 das 17 questões que tentei resolver na prova. Foi uma das provas que gastei menos tempo para resolver. Esqueci de rever as formulas de Análise de Balanço. Caíram três questões na prova. Chutei as três e errei. :-)

    Além do curso de Contabilidade, fiz também vários outros cursos no portal Sílvio Sande. Sílvio Sande e o Ricardo Alexandre quebraram meu preconceito contra Video-Aula. Teóricos: Direito Administrativo com o Gustavo Knoplock, Auditoria com o Rodrigo Fontenelle, Português com a professora Luzana, Previdenciário com o Flaviano Lima. No pós edital: Direito Tributário com o Ricardo Alexandre, Português em exercícios com a Adriana Figueiredo e Auditoria com o Rodrigo.

    Felizmente deu tudo certo e hoje posso dizer: PASSEI NO CONCURSO PARA AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL!

    Valeu mestre Sílvio e toda a equipe do portal Sílvio Sandel! É muito bom ter um curso online totalmente focado no concurso para AFRFB. Facilitou muito a minha vida!!




    Auditor Fiscal da Receita Federal 2014

  • ROBISON, SAO BORJA - RS

    "O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano" (ISAAC NEWTON)


     


    Quem fez o concurso AFRFB/2014 se lembra desta frase na capa da P2. Eu me assustei quando li isso e já imaginava o nível desta prova. E a ESAF, mais uma vez, causou nervosismo nos mais preparados, sem dúvida nenhuma. Se há uma coisa que a preparação para este concurso faz é nos tornar mais humildes e conscientes do grande desafio que esta preparação significa. Costumo dizer que alguém só passa num concurso desse porte quando isso se torna um projeto de vida, uma decisão de um caminho a trilhar. E isso implica o alheamento de grande parte dos prazeres da vida e da presença daqueles que amamos. Corri risco de ter gasto dois anos da minha vida me preparando para auditor e, no final, ser reprovado. Não me arrependo porque esse é meu sonho e há muito tempo tenho um certo "encanto" por este cargo. A Receita Federal me fascina! e é com muito orgulho e gratidão que escrevo este depoimento expressando o meu sentimento por este órgão. E digo que não desistiria, mesmo que fosse reprovado. Tendo consciência do nível de preparação que se exige para aprovação, dos desafios que isso acarreta e da necessidade de se preparar com os melhores professores, não poderia deixar de agradecer àqueles que tiveram uma contribuição essencial na minha aprovação. Pois é, trata-se do grande Sílvio Sande. Acho que pela primeira vez na vida fui capaz de compreender a contabilidade - pelo menos o suficiente para ser aprovado. O Sílvio torna a contabilidade tão simples que até uma "pedra" aprende. A pontuação que tive nesta disciplina foi importantíssima para que eu pudesse ser aprovado e, por isso, deixo meu sincero agradecimento a este gênio da contabilidade. O cara é tão bom que simplesmente previu a prova de contabilidade. Deixo também meu agradecimento aos demais professores do portal, em especial o Fontenelle. Por fim, a mensagem que deixo àqueles que se preparam para concurso é que nunca desistam. Porque aqueles que persistem nos seus sonhos, uma hora ele se realiza. Por vezes pensei que era um sonho. Olhei por diversas vezes o resultado porque não acreditava. rs... mas aqueles que lutam por seus sonhos, em algum momento ele se torna real. Bons estudos!


    AFRFB 2014

  • Márcio Augusto Carvalho Martins Silva (Presidente Venceslau/ SP)

    professor silvio sande gostaria de agradecer em primeiro lugar a DEUS, o Senhor da minha vida, e a  voce e toda sua equipe pelo comprometimento em me ensinar, em fazer o melhor, voces foram fundamentais na minha aprovaçao, pois por vezes pensei em nem estudar contabilidade ja que o tempo era escasso e sou formado em ciencias contabeis, mas decide apostar nessa materia que poderia ser meu diferencial... e assim foi, fiz o curso de exercicios com voce e brokei na prova..rsrs 90% em contabilidade!!! Resultado disso foi a tao sonhada aprovaçao, que alegria, que momento que nao da para descrever, foram 5 anos de muuuuitas reprovaçoes, de muita renuncia, de diversas vezes querendo desistir de tudo, mas DEUS me deu forças para continuar, e hoje veio a recompensa!!! muito obrigado mesmo por tudo! que DEUS abençoe grandemente a vida de voces.


    Auditor Fiscal da Receita Federal 2014

  • Leonardo de Paula (Goiânia - GO)

    É com grande alegria que eu escrevo para o Portal Silvio Sande. Hoje é um dia de colheita e festa. Depois de muita determinação, muito esforço e perseverança eu fui aprovado para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – 2014.


     


    Sou formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Me formei em 2011, morei na Austrália em 2012 e, de volta ao Brasil,  decidi, no dia 07 de março de 2013, iniciar meus estudos para esse cargo.


     


    Lí alguns livros sobre técnicas de estudo e “enfiei a cara nos livros”. No início encontrei várias dificuldades mas procurava contorná-las da melhor maneira possível, deixando o estudo mais eficiente.


     


    Uma grande barreira que encontrei no início foi a matéria Contabilidade Geral e Avançada, uma vez que a minha formação de Direito em nada me ajudou nessa matéria. Tentei aprender com alguns livros e logo percebi que estava perdendo tempo, precisava mesmo de vídeo-aulas completas. Cheguei assim ao Professor Silvio Sande.


     


    Iniciei do ZERO (igual uma pedra como diz o mestre SS) a caminhada nessa matéria, assisti o curso completo e fui resolvendo os exercícios propostos muitas e muitas vezes, sempre relendo também a parte teórica dos PDF’s. No final das contas, depois de muito esforço e gargalhadas do Professor Sande, eu consegui 36 pontos dos 40 possíveis nessa matéria. Aprendi a matéria me divertindo, sério!


     


    Tenho uma gratidão profunda por toda a equipe Silvio Sande, que sempre procurou me ajudar no que fosse preciso. Gostei muito dos outros cursos do pacote para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, principalmente o de Auditoria com o Professor Rodrigo Fontenelle, que é extremamente competente. Cursos fundamentais para a minha formação.


     


    Muito obrigado professor! Fiquem todos com Deus e lembrem-se sempre de que tudo é possível com muito esforço e dedicação.


     


    Um abraço!


     



    Leonardo de Paula


    Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil 2014

  • Guilherme Sant'Anna, Rio de Janeiro

    Grande Mestre Silvio Sande


    Não poderia deixar de passar aqui para registrar meu reconhecimento pela excelência das suas aulas. Eu particularmente sempre gostei de Contabilidade, mas comecei a ficar meio perdido depois que as bancas mudaram a abordagem da cobrança. Por recomendação de amigos, fui fazer as vídeo-aulas para o ICMS-SP. Confesso que até então eu tinha grande resistência a vídeo-aulas. Já na primeira aula percebi como elas agragavam valor a uma matéria que até então era um ponto forte. Ao longo das aulas essa sensação só aumentou. Resultado no ICMS-SP: 13 de 15 (contabilidade geral) e 22 de 25 (avançada).


    Quando decidi estudar pro ICMS-RJ, já não tinha dúvidas de qual material utilizar. As 9 primeiras aulas (de um total de 10) foram gravadas antes do Edital e o acerto do andamento do curso foi na mosca! Fiz as aulas com o mesmo entusiasmo da primeira vez e o resultado foi ótimo: 18 de 20 em contabilidade, custos e auditoria.


    É isso, galera! As aulas do Silvio são demais! Recomendo com certeza.


    ICMS-RJ, ICMS-SP e ISS-SP

  • Lívia Aguiar ( Salvador - BA)

    Começarei fazendo um breve resumo da minha trajetória como concurseira. Sou formada em Odontologia e depois de 5 anos atuando na área, comecei a sentir dores na cervical e no antebraço que me fizeram refletir sobre o que eu realmente queria para a minha vida... Foi aí que decidi estudar para concursos, especificamente para área fiscal, pois era a que melhor remunerava e a que estava ao alcance da minha formação profissional.


     


    No início dos estudos, em 2011, eu trabalhava nos períodos da tarde ( 3x/ semana) e estudava durante todas as manhãs num curso presencial, específico para a área fiscal, e continuava os estudos durante a noite, já em casa. Nesse período estudava umas 7 horas diárias (líquidas)... Segui essa rotina até sair o edital da Receita, quando decidi parar de trabalhar e me dedicar totalmente aos estudos. Foi então que, depois de estudar aproximadamente 12 horas por dia,durante 2 meses, veio a primeira porrada: não passei na primeira etapa... Foi uma sensação horrível de derrota e frustração; não conseguia me conformar com o resultado, pois tinha dado o meu melhor e ido além dos limites do meu corpo ( nesse período, tive uma falsa suspeita de gravidez pelo estresse ao qual vinha me submetendo!!!!! ).


    Enfim, superada a decepção, decidi mudar minha estratégia: precisava me superar em Contabilidade, que era o meu calo, e rever todas as outras matérias, mas de maneira mais direcionada... Daí, fiz novamente o curso presencial do Silvio Sande ( que é, com certeza, o MELHOR professor de Contabilidade do Brasil, pois ele te dá a prova) e também seus cursos on-line, com professores da altíssimo nível e com inúmeras questões atualizadíssimas, que são cruciais na consolidação do aprendizado. Nessa etapa avançada, que já tinha visto tudo, assinei também sites de questões comentadas para fazer exaustivamente o máximo de questões específicas para a banca da prova que eu faria...  Foi então, que começaram a surgir os resultados : já não era mais eliminada, fui sendo classificada ( AFR/ SEFAZ –SP; AFR/ SEFAZ-ES) e tendo minhas discursivas corrigidas.


    ... E depois de rodar o Brasil fazendo provas, passei no meu estado e para minha surpresa em 1º lugar( nas provas objetiva e discursiva) para Analista de Controle externo do TCE-BA. Acho que foi uma das sensações mais incríveis que já senti, quando soube do resultado.  Era a consagração de um sonho e a colheita de tudo que plantei nesses 2 anos e 10 meses de caminhada.


    Acho imprescindível agradecer a pessoas que me ajudaram nessa conquista: meus pais, especialmente minha mãe que me apoiou incondicionalmente e em nenhum momento questionou minha decisão ; Aos mestres e amigos : Silvio Sande (Contabilidade), Márcio Rocha (  Direito Tributário) e Norma Soeli ( Português) que sempre tiravam minhas intermináveis dúvidas  e me confortaram nos momentos mais dramáticos... E a Deus, acima de todas as coisas.


    Gostaria de deixar uma mensagem de motivação para todos os concurseiros do Brasil, que é a seguinte : Nunca duvide de sua capacidade por mais que pareça difícil ...  E sempre acredite, DE VERDADE, que é e será possível, pois a aprovação virá!!!!!!! Eu gostava muito de ler uma mensagem do Ayrton Senna, que dizia assim ( e eu adaptei para mim ,rsrs): “ Se você quer ser bem sucedidA, precisa ter dedicação total , buscar seu último limite e dar o melhor de si mesma.”


    Aprovada em 1º lugar para Analista de Controle Externo do TCE-BA

  • Diego Cerqueira B. Vasconcelos, Salvador-Bahia

    Grande Silvio,

    Depois dos momentos festivos e das comemorações de fim de ano, merecidamente estendidas até agora, passo aqui pra deixar uma mensagem de agradecimento a toda equipe!

    A caminhada foi longa, começando os trabalhos na preparação para Auditor da Receita. Desde então, venho acompanhando o lançamento do portal e a dedicação que você tem com todos os alunos numa melhor preparação possível, visando sempre a certeza de uma aprovação. Isso mesmo! Digo que é certeza, porque TODOS e, sem exceção, todos que se dedicam chegarão lá.

    Lógico que, alguns podem demorar um pouco mais do que outros, mas mantendo foco e continuidade, podem acreditar, a hora vai chegar! E isso aconteceu comigo! Depois de bolas na trave nos concursos do AFRB/12, ICMS/SP e AFT/13, a sonhada aprovação chegou no concurso Auditor Fiscal ICMS/PA. E na Sequência ainda vieram o TCE/BA e Analista da PGE/BA.

    Quanto à preparação que tive, parece clichê, mas é o que todo mundo já sabe. Estudo, foco, determinação, disciplina e bons materiais farão a diferença! E aqui, podem ter a certeza que terão a melhor preparação possível, principalmente pela preocupação grande que Silvio tem em oferecer os melhores professores e disponibilizar aquilo que é tendência.

    Em contabilidade, por exemplo, podem ter a certeza que farão no mínimo 80% da prova. Não tem enrolação, vocês somente estudarão o que vai cair na prova. E de uma maneira bem mais simples e mastigada! (Se fizerem menos de 80% nem digam que foi aluno dele...rsrs)

    No mais, é isso! Forte abraço a todos e obrigado por tudo Silvio, Otávio e Fernanda!


    Diego Cerqueira

    Aprovado nos concursos:

    Auditor Fiscal do Estado ICMS/PA
    Analista de Controle Externo TCE/BA
    Analista Cálculo/Contab da PGE/BA

    Auditor Fiscal do Estado ICMS/PA; Analista de Controle Externo TCE/BA

  • Ulysses Arêas (Sorocaba-SP)

    É com imensa satisfação e gratidão que deixo meu pequeno depoimento e eterno agradecimento neste centro de excelência de ensino do grande amigo Silvio Sande.

    Os cursos do site têm a excepcional característica de serem bastante focados para os concursos a que se propõem, com revisões rápidas durante as aulas, possibilitando ao aluno revisar e treinar com questões atuais e de acordo com a banca do concurso.

    Com o Silvio Sande aprendi que a contabilidade para concursos não tem mistério. Cheguei a tentar aprender contabilidade por outros dois cursos, mas não obtive o sucesso esperado para ser aprovado em um concurso da área fiscal. Após assistir aos cursos do site entendi o que eu deveria estudar para conseguir ser aprovado em concursos na qual a temida contabilidade tem um peso decisivo.

    Após complementar os estudos com o curso de questões de contabilidade deste site para o concurso da Receita Federal do Brasil em 2012, obtive um ótimo rendimento, e no concurso de AFR-SP, após assistir todos os cursos de contabilidade do site focados para a prova da FCC, fui aprovado, conseguindo acertar todas as questões na P2 e 90% na P3.

    Grande SS, muito obrigado pela dedicação e pela longa jornada de estudo na qual você esteve presente me ajudando a superar esse grande desafio. Hoje realizei meu sonho e você foi fundamental para essa aprovação.

    Grande abraço.
    concurso para Auditor Fiscal do Estado de São Paulo 2013

  • NELSON TROMBINI JUNIOR, São Paulo, SP

    Muitos já sabem pelas redes sociais que só consegui minha aprovação no concurso para AFR/SP em razão do meu desempenho em Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Contabilidade Avançada. Nas 3 tive um desempenho cravado de 90% de acerto, superando Legislação Tributária e Direito Tributário (isso porque sou mestre em Dto. Tributário pela PUC/SP e advogado tributarista há + 20 anos). Meu estudo se pautou nas aulas online do Silvio Sande. E olha que deixei de assistir as aulas sobre os CPC's. Sua confiança de que está fechando o edital, sua simplicidade em transmitir tudo que sabe como professor, contador e auditor fiscal, seus simulados sempre atuais, seu conhecimento da banca examinadora, sua motivação, enfim, nada mais justo que postar aqui, no Dia do Professor, meu reconhecimento por quem se doou demais. Bem aventurados aqueles que assistiram mais de uma vez suas aulas. Eu passei porque assisti 3x ... todas elas ... e acreditei nas suas dicas. Obrigado. Minha eterna gratidão pelo seu comprometimento com os que estão dispostos a superar tudo para atingir seus objetivos.
    Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (2013)

  • Leandro Hiroshi Onishi (Salvador - BA)

    Olá futuros servidores!

    É com muita honra e orgulho coloco o meu singelo depoimento nesse mural.

    A minha vida de concurseiro durou em torno de 3 anos após largar o meu emprego, pois tinha um grande sonho em me tornar um AFR SP cujo principal imposto eu já tinha algum fascínio.

    Todavia, tenho que ressaltar que esses 3 anos não foram contínuos pois suspendi os estudos no segundo semestre de 2011, um dos grandes erros no mundo dos concurseiros.

    Do início até a recente aprovação prestei diversas provas, passei por alguns concursos nos quais optei por tomar posse na Prefeitura de São Paulo e na Petrobrás, ambos como contador.

    Apesar da minha formação aparentemente favorecida para o mundo dos concursos (Formado em Contabilidade e também em Direito) e pela minha experiência profissional na área fiscal eu digo que se não fosse pelos exaustivos estudos por bons cursos específicos para concurso as minhas chances de obter algum êxito eram mínimas.

    Dentre os diversos cursos que fiz, ressalto muito os cursos de Contabilidade que fiz com o professor Silvio Sande, pois a minha formação contábil para o mundo dos concursos foi baseado somente nas aulas e exercícios desse grande professor que acarretou nas seguintes pontuações da prova do ICMS-SP (2013):
    - Contabilidade Geral (Peso 1): 14 acertos num total de 15 questões
    - Contabilidade Avançada e Custos (Peso 2): 24 acertos num total de 25 questões

    A consequência de tudo isso é a satisfação de ter conseguido alcançar a minha tão almejada vaga...

    Resumindo é isso que teria a contribuir nesse espaço e aproveito para agradecer mais uma vez ao grande professor Silvio Sande.

    Desejo a todos a perseverança nos estudos para que em breve alcancem as vagas sonhadas e quem sabe, sejamos futuros colegas de trabalho.


    Grande Abraço!
    Auditor Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (ICMS-SP) e Contador (Petrobrás e Prefeitura de São Paulo)

  • Gustavo Moura (Sorocaba-SP)

    Fala galera que estuda para a área fiscal!

    Sou o Gustavo, tenho 27 anos e acabo de ser aprovado no concurso para Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (ICMS-SP). Ter recebido o convite para deixar algumas palavras no site desse fera da Contabilidade é uma honra mesmo.

    Não vou escrever um depoimento gigante, porque quase ninguém lê (eu não lia rs). Já está cheio de gente com depoimentos maravilhosos de como lutaram para conseguir a aprovação, de métodos de estudo (eu não seguia nenhum, mas costumam funcionar) etc, sugiro que os leiam pois há de fato muita coisa boa! Em vez disso, prefiro dar um recado único, um quase depoimento-agradecimento a esse cara que fez a diferença na minha aprovação para o ICMS-SP, então bota uma coisa aí na cabeça:

    Algumas pessoas tem o dom, parece que nasceram para fazer aquilo a que hoje se propõem fazer, e o fazem com uma competência absurda a ponto de se tornarem quase unanimidades. Lionel Messi no futebol, Ayrton Senna na F1, Beatles na música, e SILVIO SANDE na zorra da Contabilidade para concursos! rsrs NÃO É POSSÍVEL que você vá fazer contabilidade no seu concurso e não tenha aulas com o Sande.

    Dorme com essa mensagem direta aí, bunda na cadeira, e boa sorte!


    Ps: Dentre as pessoas-referência em suas áreas citadas aí em cima, faltou mencionar Lourdes Feres Khawali no altruísmo. Minha avó, que hoje está lá em cima, fundadora da Creche Mãe Meimei de Jundiaí-SP (Conheça, e quando passar, ajude!), fonte de inspiração constante.
    Tenha um pouco de inspiração, tenha MUITA transpiração, ASSISTA as aulas do Sande e arrebenta!

    Forte abraço!

    Gustavo

    3º lugar - Auditor do TCM-RJ/2011, 14º no ISS-SP/2012 e 55º no ICMS-SP/2013

  • Priscila Feriancic - São Paulo/SP

    Fiz apenas algumas aulas de contabilidade e contabilidade de custos com o professor Silvio Sande, mas foi o suficiente para ficar bem preparada para o concurso.
    Seu material é muito bem organizado, a didática é fantástica, mas nada supera o bom humor do prof. Sande. Durante a prova diversas vezes lembrei-me de algumas brincadeiras do prof. Sande, o que foi muito útil!
    Muito Obrigada prof Silvio, e muito sucesso!!
    ICMS/SP

  • Marcos Brandão de Oliveira, Salvador-Bahia

    Olá, caros concurseiros!
    Não poderia me furtar de deixar o meu depoimento aqui no espaço deste grande e renomado mestre chamado Sílvio Sande.
    Estudei muito durante três anos em cursos regulares presenciais voltados para a área fiscal e já sabia que pra que obtivesse sucesso teria que fazer a diferença, com relação aos meus concorrentes, em contabilidade geral, avançada e de custos. Após estudar com alguns professores desta área, não tinha ainda a segurança necessária, talvez pela linguagem utilizada pela maioria dos professores nesta matéria. Mas depois que conheci o Silvio e frequentar as suas aulas, minha trajetória nos concursos públicos ganhou muito mais solidez e confiança de que realmente poderia ser aprovado num bom certame. Silvio tem uma linguagem fácil e vai direto ao ponto que é efetivamente cobrado de acordo com as bancas, porque o concurseiro não tem tempo a perder com aquilo que não cai na prova! Eu costumo dizer que o Sílvio Sande fala o "concursês", ou seja, a língua do concurseiro! Rsrs. Depois de fazer o curso regular de contabilidade geral com o grande mestre e depois, já no seu site de cursos virtuais, o curso de contabilidade geral, avançada e de custos, não deu outra: "Broquei" a prova de "contaba" e consegui a tão esperada vaga no concurso do ICMS-SP, o que me deixou bastante feliz e realizado! Todas as vezes que me perguntam qual foi o segredo para esse sucesso, nem penso duas vezes para indicar o curso de Silvio Sande no seu novo site. Muito obrigado, amigo Silvio, por tudo o que aprendi com você e mais ainda pela sua amizade, honestidade e humanidade com todos aqueles que o procuram.
    Que Deus proteja sempre você e sua bela família!
    Um fraternal abraço!
    Marcos Brandão
    ICMS-SP

  • Guilherme Guirado Cola, São José do Rio Preto/SP

    Fala galera, é com grande prazer que venho deixar meu depoimento para o cursinho desse grande mestre da Contabilidade, o professor Silvio Sande.
    Sou o Guilherme, tenho 25 anos, formado em Engenharia de Computação pela USP.
    Dei início a jornada de concurseiro em 2011, assim que me graduei na universidade, jornada esta que durou até abril deste ano com a aprovação no ICMS/SP. Vou falar um pouco da minha rotina de estudos, pra auxiliar vocês futuros colegas servidores públicos em especial àqueles que almejam a carreira fiscal.
    Tenho um depoimento no fórum concurseiros contando a primeira parte da minha trajetória que culminou com a aprovação no ISS/SP em abril de 2012.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=315921

    Vou contar aqui a segunda parte da minha trajetória, que envolvia uma rotina de revisões e aprimoramento nos estudos para o ICMS/SP, retomando todo o aprendizado obtido para ISS/SP (edital 80% igual).
    Assim que fui aprovado no ISS, após 1 ano e 3 meses de estudo, tirei um tempo pra descansar. O ânimo para a retomada dos estudos rumo ao ICMS foi com a autorização do governador para as 885 vagas em agosto/12. Eu sabia que mesmo com todo conhecimento agregado ao longo do ISS, eu tinha que acelerar em busca do meu sonho de ser AFR e voltar pro meu interiorzão, rsrsrs.
    A grande dificuldade na retomada foi encontrar materiais em alto nível, especialmente em contabilidade. Eu sentia que em muitas aulas, pouco conhecimento estava sendo agregado.
    A minha rotina de estudos era em ciclos de duas horas por matéria, distribuindo o tempo de acordo com o peso da matéria na prova.
    O grande divisor de águas nesse momento foi quando um colega sugeriu fazer o curso intensivo de Contabilidade Geral e Avançada e o de Custos para o ICMS/SP do mestre Sande, até então desconhecido pra mim. Eu, com excesso de confiança, falei que até poderia fazer, mas que achava que pouco iria acrescentar, pois ao meu ver eu já estava sabendo tudo.
    Que engano o meu! O curso começou num ritmo acelerado, próprio pra pessoas bem preparadas, e indo na veia. Sem perda de tempo, sem enrolação, indo direto aos pontos chaves da matéria.
    Sem exagero, após uns 5, 6 cursos e estando bem preparado, agreguei pelo menos 20% a mais no meu conhecimento. Repassei o curso pela segunda vez, e fui só anotando aquilo que eu via que realmente já tinha esquecido. Indiquei pra vários amigos que se encontravam na mesma situação que a minha e foi um sucesso geral.
    Chegou a prova e eu sabia que agora sim eu estava preparadíssimo.

    Resultado:
    Contabilidade Geral, peso 1: 13/15
    Contabilidade Avançada, peso 2: 24/25. Eu tinha gabaritado, mas trocaram um gabarito (que discordo por sinal, rsrsrs).

    Contabilidade, que representava quase 20% da prova foi o meu grande diferencial. Dos 65 pontos possíveis, fiz 61. E junto com um bom nível nas demais matérias, obtive 80% cravado na prova, o que me rendeu a 22ª colocação no concurso.
    Resumindo, foi isso pessoal, quaisquer dúvidas fico a disposição no email guicola00@gmail.com.
    Me ajudaram muito no começo dos estudos, e hoje tento retribuir ajudando quem está na batalha, pra que vocês possam ajudar alguém um dia também :)
    Deixo pra vocês, futuros colegas, uma dica final que aprendi em um depoimento do primeiro colocado de AFRFB 2012: Estudem o máximo que puderem, mesmo quando acharem que estão bem preparados. Eu fiquei em 22º porque estava em um dia de sorte (inspirado), mas mesmo que não estivesse e perdesse uns 40 pontos eu ainda seria aprovado.
    Muito foco, determinação e principalmente "sangue no zóio" pra vocês. Mais do que a estabilidade e um bom salário, o sabor da aprovação não tem preço.

    PS: Obrigado mestre SANDE! Além de aprenderemos muito com suas aulas, a diversão é garantida, rsrsrs. Não é atoa que você é uma referência em Contabilidade no Brasil! Parabéns!

    Forte abraço!

    Guilherme
    72º ISS/SP e 22º no ICMS/SP 2013

  • Jorge Ribeiro, Salvador Bahia

    Chegou a hora de contar um pouco da minha trajetória de preparação rumo à aprovação e assim, quem sabe, tentar ajudar outras pessoas na conquista da tão sonhada vaga na Receita Federal.
    Oriundo da área de saúde, ou seja, de uma área completamente diversa das matérias cobradas em concursos fiscais, iniciei meus estudos, da estaca zero, em 2009. Até então, não sabia absolutamente nada de Direito, Contabilidade, Matemática Financeira, Estatística, Administração, Comércio Internacional, Legislações Tributária e Aduaneira; enfim, era um verdadeiro analfabeto para concursos públicos, sobretudo da área fiscal, meu foco desde o início.
    Naquele ano, 2009, cursei 06 disciplinas, com dedicação e responsabilidade, sempre conciliando meus estudos com meus trabalhos e, no segundo semestre de 2009, ainda cursando essas matérias iniciais, fui surpreendido pelo edital do concurso da Receita que, por sua vez, cobrava 14 matérias. Inscrevi-me nesse concurso (de 2009), mesmo sabendo que não tinha qualquer chance de aprovação, afinal, das 14 matérias cobradas, só havia cursado 06; as outras 08 eram completamente estranhas para mim. No entanto, com o edital na praça, procurei intensificar meus estudos naquelas 06 matérias que eu estava cursando, como se o concurso se resumisse a essas matérias. Chegou a data da prova e, para a minha surpresa, meu desempenho, naquelas matérias que eu havia me predisposto a estudar, foi excelente; nas demais, aquelas 08 que eram, até então, estranhas para mim, foi um desastre e não poderia ser diferente.
    Saí do concurso de 2009 convencido que uma aprovação, num futuro concurso, era algo perfeitamente possível. Havia estudado 06 matérias e havia me dado super bem nessas 06 matérias; logo, se eu conseguisse estudar as 14 matérias do edital, poderia me dar bem em todas elas e isso poderia significar uma futura aprovação. Essa foi a grande lição que extraí do concurso de 2009.
    Em 2010, procurei cursar as outras matérias do edital, além de me manter estudando as matérias já cursadas em 2009. E foi assim durante todo o ano de 2010. Minha preferência, nessa fase inicial de preparação, foi de cursos presenciais, ou seja, como eu era da área de saúde (diversa do mundo dos concursos), sentia a necessidade de ter um professor falando, dando dicas e apontando aquilo que realmente tinha importância para o estudo, ou seja, tornando o assunto mais digerível. Só depois que tinha esse contato inicial com os assuntos, através da fala de um professor, é que partia para materiais escritos, a exemplo dos livros e cursos em PDF. Nessa fase inicial, destaco a participação dos seguintes professores: Norma Soeli, Luzana, Marco Luciano, Márcio Rocha, Alexandre Medeiros e Flaviano.
    Três pontos devem ser ressaltados: (1) dos meus colegas de cursinho de 2009, pouquíssimos persistiram nos estudos em 2010; a maioria esmagadora desistiu, sobretudo porque o concurso havia saído em 2009 e não havia previsão para o novo concurso; (2) nesse período, assistia aulas à noite, trabalhava durante o dia e estudava nas poucas horas vagas e nos finais de semana; existia, sim, uma dose de sacrifício, mas com a esperança de que um dia viria a recompensa; (3) percebia que eu estava deficiente em Contabilidade e, folheando um jornal da Bahia, descobri que o Prof. Silvio Sande estaria ministrando o curso de Contabilidade Avançada num dos cursinhos da cidade; não vacilei, matriculei-me no curso e sei que foi uma decisão acertada e, sem dúvida alguma, um passo decisivo rumo a minha futura aprovação.
    No primeiro semestre de 2011, consegui cursar mais algumas matérias do edital de 2009 e, assim, juntamente com as matérias cursadas em 2009 e 2010, consegui fechar o conteúdo daquele edital. A partir daí, meus estudos estiveram mais concentrados em alguns livros de referência, aulas em PDF (predominância), resolução de exercícios e, mais uma vez, curso presencial completo de Contabilidade Geral e Avançada do Prof. Silvio Sande.
    Nesse período, começaram a surgir os boatos de que o edital para o próximo concurso poderia sair a qualquer momento. Preferi acreditar nos boatos e intensifiquei, ainda mais, meus estudos. Inclusive, como tinha 03 empregos, pedi demissão de um dos empregos e passei a utilizar a carga horária dele no estudo, com muita responsabilidade, seriedade e disciplina, ou seja, com o mesmo compromisso que tinha com o emprego, passei a ter com o estudo nesses turnos; cumpria a carga horária integral do ex-emprego agora com o estudo.
    Ao final do curso presencial de Contabilidade Geral e Avançada, o prof. Sílvio Sande passou a convidar professores de referência, nas mais diversas disciplinas, para ministrar cursos de exercícios nos finais de semana (noite de sexta-feira, manhã e tarde de sábado e de domingo), de 2011 e 2012. Mais uma vez, não hesitei: fiz todos os cursos. Recebia as listas de exercícios com antecedência, tentava responder e assistia todas as aulas de correção. Foram cursos muito ricos. Aprendíamos o conteúdo das disciplinas e, também, a malícia para responder as questões das diversas bancas examinadoras, sobretudo, ESAF. Mais uma vez, quero deixar claro que era um esquema, muitas vezes, cansativo e, acima de tudo, uma prova de persistência.
    Quando o edital 2012 foi publicado, reduzi bastante minha carga de trabalho e priorizei os meus estudos. Arrumei um quarto só para estudo. Adquiri material novo, em PDF, de cada matéria, de acordo com o novo edital. Distribui o material de cada disciplina em seu local específico, de forma que esses materiais ficavam lado a lado e, assim, constituíam um verdadeiro ciclo. Existiam duas fileiras de matérias: uma primeira fileira que seria estudada pela manhã; uma segunda fileira que seria estudada pela tarde; as eventuais pendências do dia (que sempre ocorriam), seriam solucionadas no estudo da noite.
    Acordava muito cedo e, já por volta das 6:00 horas da manhã, com certeza, já estava estudando. Dedicava uma hora ou, no máximo, uma hora e meia para cada disciplina, conforme sua maior ou menor importância e, assim, ia trocando de disciplina de forma a fechar todo o ciclo de matérias. Esse tempo era rigidamente controlado. Já deixava uma garrafa de água e um pacote de biscoito do lado, para não precisar de muitos intervalos durante o ciclo de estudo. Não raros foram os dias que, ao final, já no início da madrugada, quando decidia dormir, o cronômetro tinha contabilizado 15 a 16 horas de estudo efetivo . Esse intensivão nos estudos foi, basicamente, nos 90 dias que antecederam o concurso, o período pós-edital. Nos finais de semana, cursos presenciais de resolução de questões. Cada final de semana, uma disciplina diferente. Esses cursos foram fundamentais. Não poderia deixar de citar a participação fundamental dos seguintes professores: Sílvio Sande, Ricardo Vale, Wilson Cortês, Cyonil, Flaviano, Carlos Henrique, Victório, Dicler.
    Para finalizar, registro que a minha preparação para a prova subjetiva foi através de 02 cursos em PDF: (1) um curso que abordava o conteúdo das disciplinas que seriam cobradas na segunda fase do concurso e (2) outro curso de técnicas de redação que, por sua vez, abordava a forma que deveria ser utilizada para escrever as tais redações. Foi, mais uma vez, um estudo intensivo desde que os cursos foram disponibilizados (após a divulgação dos gabaritos) até a véspera da prova.
    Diante de tudo que foi relatado, gostaria de resumir, em poucas palavras, dicas que podem ser extraídas da minha preparação:
    1) A sua futura aprovação depende da sua decisão inicial de estudar para o concurso. Isso não significa estudar de qualquer forma. Isso exige dedicação, persistência, seriedade, disciplina, abdicação. Estude de verdade, não para mostrar aos outros e sim para responder e acertar as questões da prova.
    2) Escolha professores de referência e de qualidade, assim como material de qualidade e atualizado.
    3) Associe ao seu estudo resolução de muitas questões. Inclusive, leve em consideração, na resolução das questões, o tempo que será utilizado. Ele, o tempo, é uma importante variável que precisa ser administrada na hora da prova.
    4) Seja persistente. Durante essa jornada preparatória, existirão momentos alegres e tristes, animadores e desanimadores, empolgantes e desestimulantes, ou seja, de altos e baixos. Saiba, de antemão, que isso acontece com todos os candidatos e vai acontecer com você também. Portanto, nos momentos de baixa, não desista; seja persistente; mantenha-se firme; isso faz toda a diferença.
    5) Acredite em você. Invista em você. Enxergue a aprovação como algo perfeitamente possível de ser alcançado.
    6) Se você tem formação diversa das matérias do concurso ou se você estuda e trabalha ou se você se enquadra em qualquer situação aparentemente desfavorável em relação a outros candidatos, não se desespere e não desista: na relação de aprovados, você vai descobrir que existe vaga para todos os perfis possíveis e imagináveis.
    7) A preparação para um concurso de alto nível exige esforço de médio a longo prazo.
    8) Mantenha-se humilde na sua preparação. Não é tentando aparecer na sala de cursinho que você irá garantir a sua vaga. Ajude os seus colegas da melhor maneira possível. Candidato arrogante e egoísta não passa no concurso.
    9) Se você decidiu estudar para concurso, existe dentro de você alguma insatisfação atual desejando mudança. Transforme sua insatisfação em força para estudar. E se, por acaso, durante essa jornada, ocorrerem coisas desagradáveis que aumentem a sua insatisfação, converta essa insatisfação maior em mais força. Quanto mais força você tiver, melhor.
    10) Evite divulgar para o mundo que você está estudando para concurso. Só as pessoas mais próximas precisam saber disso. Estude e passe no concurso. O mundo vai ficar surpreso com você.
    Quero, ainda, deixar registrado o meu agradecimento ao Prof. Sílvio Sande e repetir aqui aquilo que já tive a oportunidade de dizer a ele por telefone: você é o grande responsável por transformar concurseiros de Salvador(BA) em candidatos competitivos nos mais diversos concursos do Brasil, sobretudo na área fiscal; por conseguinte, responsável por gerar novos auditores e analistas, ou seja, transformar a vida de muitas pessoas e realizar sonhos. Nós, aprovados, somos eternamente gratos pelos conhecimentos transmitidos, pela dedicação, pela motivação e pela amizade.
    Dedico minha aprovação no concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil de 2012 à minha mãe, IVANILDA DE OLIVEIRA RIBEIRO, que compartilhou comigo a alegria da minha aprovação mas, infelizmente, em seguida, foi acometida por uma neoplasia, vindo a falecer no dia 11/03/2013, dia mais triste da minha vida. Não deu tempo de minha mãe me ver empossado na Receita Federal ...




  • Daniel Nagata da Cruz ICMS SP 2013

    Sobre planejamento de estudos e memorização
    Olá pessoal! Meu nome é Daniel, tenho 24 anos e fui aprovado no último concurso para o ICMS-SP. Recebi um honroso convite para deixar um depoimento por aqui. Como já falei sobre minha trajetória como
    concurseiro e principais dicas em depoimento para o EVP (veja aqui:
    http://blog.euvoupassar.com.br/2013/07/depoimento-de-daniel-nagata-aprovado-no- icmssp/), para não ficar cansativo, estou aqui para falar agora do planejamento de estudos para concursos , em especial da área fiscal, para a qual me dediquei. Vou falar um pouco também sobre memorização. Gostaria de agradecer ao Professor Silvio Sande, o grande mestre da contabilidade, por esta oportunidade de interagir com vocês. É imenso o prazer de poder dialogar com ex-colegas de concurso e futuros colegas no serviço público.
    Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Depois do depoimento para o EVP, recebi inúmeros emails pedindo para que eu disponibilizasse meu cronograma de estudos. Já vi inúmeros desses cronogramas espalhados pela internet. Eles são mais ou menos assim:

    SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábado
    08:00 às 10:00 D. Adm. D. Trib. RL Contab. D. Const. Português
    11:00 às 13:00 D. Const. D. Adm. D. Trib. RL Contab. Atualidades
    16:00 às 18:00 Contab. D. Const. D. Adm. D. Trib. RL Inglês
    20:00 às 22:00 RL Contab. D. Const. D. Adm. D. Trib. Informática


    Olhando para este cronograma, entendi uma das razões pelas quai os concurseiros gostam tanto deles. Eles são lindos, esteticamente falando...rss. Entretanto, não posso disponibilizar um cronograma como este, pelo simples fato de nunca ter feito um (esse foi o 1o...rss). O máximo que já fiz foram rascunhos mal feitos, após a publicação do edital, apenas no intuito de saber quanto tempo haveria para estudar cada disciplina. Mesmo assim, meu planejamento sofria diversas correções no curso da preparação.
    Confesso que sou avesso a planejamentos rígidos de estudos, embora entenda que há candidatos que se perdem totalmente caso não elaborem um. Entretanto, ficar preso a um planejamento rígido pode significar passar por cima de pontos fundamentais das disciplinas sem compreendê-los. Por isso, prefira entender a disciplina, mesmo que isso te custe um tempo maior do que o planejado.
    Muitas vezes, um curso bem feito de uma determinada disciplina te vale acertos em outra. Foi o que me aconteceu quando não tive tempo de estudar Auditoria para o ICMS-SP. Um curso bem feito de Contabilidade Avançada com nosso Professor Silvio Sande me possibilitou um acerto de 60% da prova de Auditoria. E poderia ter sido mais, não fosse uma certa desatenção de minha parte. Eu não acreditei de verdade que poderia fazer tantas questões de auditoria sem ter me dedicado ao estudo da disciplina e isso me atrapalhou. Preste bastante atenção na palavra utilizada no parágrafo anterior: tente entender e não apenas memorizar. Quem entende tem uma facilidade muito maior em memorizar.
    Por falar em memorização, este foi outro assunto sobre o qual recebi muitos emails. Muitos concurseiros alegam que estudam, estudam e não conseguem memorizar aspectos fundamentais das disciplinas.
    Em primeiro lugar, é necessário que se pense se o que existe é um real esquecimento dos tópicos estudados ou apenas uma sensação de já não se lembrar mais deles. A forma de testar isso é fazendo exercícios. Muitas vezes, entrei em desespero por achar que já não me lembrava de mais nada do que estudei. Mas, quando minha capacidade foi realmente testada, muitas vezes em provas, algumas vezes fazendo exercícios para praticar, descobri que grande volume de conhecimento estava armazenado em meu subconsciente.
    Caso o esquecimento não seja apenas uma sensação, é necessário que se faça uma auto-avaliação: será que estou estudando com a preocupação de aprender ou de apenas cumprir cronogramas e ficar com a consciência tranquila? Mais vale uma disciplina bem estudada do que três estudadas apenas para cumprir o cronograma.
    Por fim, uma última possibilidade pode ser levantada: você ainda não estudou o suficiente. Aos que me procuram com dificuldades de assimilar determinada disciplina, eu recomendo o seguinte (sempre lembrando da necessidade de se escolher o melhor professor para cada disciplina):
    1- Faça um curso em vídeo para ter o 1o contato com a disciplina. Ao mesmo tempo, faça anotações sobre as aulas em fichas-resumo.
    2- Em seguida, continue seus estudos com outras disciplinas. Depois de alguns meses, volte a estudar a mesma disciplina, agora com um curso em pdf ou com um livro teórico, destacando as partes mais importantes do texto. A leitura vai consolidar o conhecimento adquirido através das vídeo-aulas e ainda aprofundá-lo.
    3- Siga com o estudo de outras disciplinas e, meses depois, faça um curso de questões comentadas.
    Seguindo estes passos, você fixa bem a disciplina e ainda terá duas importantes fontes de consulta/revisão: as fichas-resumo e os grifos nos textos. Muito embora eu ache que, seguindo este procedimento, revisões não se farão tão necessárias. E o melhor: duvido muito que assim você se esquecerá dos pontos mais importantes da disciplina no momento da prova.
    Importante é observar que o método descrito acima não passa de um modelo considerado ideal por mim. Por óbvio, isso não significa que, se você não o aplicar, não será aprovado. Em primeiro lugar, porque sempre existem meios diferentes de se chegar ao mesmo lugar. Depois, porque existe uma diferença grande entre saber que deve ser feito e poder ou conseguir fazê-lo. Confesso que apliquei os 3 passos acima ao estudo de somente 3 disciplinas, justamente das que me sentia mais seguro e obtinha maior índice de acertos: Direito Tributário, Direito Administrativo e Contabilidade. Saiba que nenhum, eu disse nenhum, candidato faz uma preparação perfeita (aquela que ele gostaria de fazer...). Portanto, se não há tempo hábil para aplicar esta metodologia a todas as disciplinas, não há motivo para pânico. Aplique-a às mais importantes para o seu concurso. Ou ainda, estude as vídeo-aulas ao
    mesmo tempo em que estuda o material teórico, como fiz com relação a Legislação Tributária. Tudo depende da proximidade do concurso para o qual você está se preparando. O importante, independentemente de qualquer coisa, é adaptar-se. Pois, passar num concurso público, por mais que tentemos transformar em receita de bolo, também é ter capacidade de improviso.
    Por hoje é só. Também pensei em abordar a questão motivacional, que também é assunto de muitos dos emails que recebi depois do depoimento no EVP, mas isso vai ficar para uma outra ocasião. Foi um prazer estar aqui com vocês. Espero que tenham gostado. Como fiz no depoimento para o EVP, deixo aqui meu email: daniel_nagatacz@hotmail.com. Fiquem a vontade para elogiar, criticar ou tirar dúvidas.
    Um grande abraço e até logo. Daniel

  • Pedro Henrique (Salvador - Bahia)

    DISCIPLINA, PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
    Primeiramente, você tem que preparar sua cabeça para um projeto a longo prazo, mas que decidirá sua vida. Esse tempo vai depender muito de você, de como você vai encarar, de sua dedicação. Muita gente está há anos estudando, porque não encara de frente o estudo para concursos, não coloca em 1º LUGAR. Já ouvi muitos depoimentos, do tipo: “comecei a estudar pra valer MESMO há três anos...” eu nunca falei isso, sempre estudei “pra valer”, desde o momento que tomei minha decisão, a vida é curta e não gosto de desperdiça-la.
    Escolhi o concurso da Receita Federal porque ele abrange muitas matérias (19), e me deixou preparado para muitos outros concursos, abriu um leque de opções, além de acontecer com uma certa frequência. Logo, caso eu perca, terá outro em um futuro próximo. Além disso, a área fiscal abrange: fisco federal (receita federal), fisco do estado (ICMS), fisco do município (ISS) e os tribunais de conta. O que prejudica muita gente é a falta de foco, porque a pessoa perde em um concurso, muda completamente de foco e começa a estudar pra outro concurso diferente...NãO FAÇA ISSO!
    Você estudando pro Bacen poderá fazer quais outros concursos?? E pra Petrobras??Pense nisso..pesquise...existem muitos concursos bons. Por exemplo o MDIC, tem a metade das matérias para a RF, ganha o mesmo salário e é federal.
    Se você já estiver mesmo decidido, entre de cabeça. Estude cada assunto para aprender tudo “de primeira” e evitar ter que ler tudo de novo. Sempre estudei através de resumos, mas cada um tem seu método.
    Acho que estudar pra concurso não é nada de outro mundo, e não achei sacrificante...acho sacrificante quando você passa muito tempo, mas muitas das pessoas que passam muito tempo é porque não estudaram com afinco, como já falei. Dá tempo de fazer tudo, é só se planejar...não deixe de se divertir, faz parte do processo.
    Digo que as 3 palavrinhas mágicas são: disciplina, planejamento e estratégia. Disciplina de estudar sempre, de correr atrás dos MELHORES materiais e professores, de correr atrás para tirar as dúvidas, nunca fique com dúvida, porque tenha certeza que sua dúvida vai cair na prova. Planejamento, pra chegar na data do concurso e você já ter visto e revisto todos os assuntos, planejamento para você poder estudar e poder também se divertir. Estratégia de se dedicar mais e aprofundar nas matérias que tem maior peso, de pensar o DIA DA PROVA e dividir o tempo certo.
    Leia TUDO sobre o cargo, converse com pessoas que já exercem o cargo, pergunte tudo a ela, sobre a função, o trabalho, o material que ela estudou...
    No cursinho você vai ver de tudo, pessoas que não sabem a soma de 1 +1, pessoas perdidas na vida, coroas prolixos, chatos, pessoas bonitas e feias..resumindo um meio muito heterogêneo.
    Sempre se atualize pelos sites WWW.pontodosconcursos.com.br e WWW.estrategiaconcursos.com.br WWW.silviosande.com.br (esses são os 3 melhores, em termos de professores e materiais em pdf). Coloque na página inicial do seu navegador.
    Eu aconselharia a você fazer o curso presencial porque lá você conhece pessoas, professores, muda a rotina de estudo..mas tem muita gente que passa nos concursos sem colocar o pé em cursinho, estudando apenas pela internet...tem sites que oferecem vídeo-aulas (WWW.euvoupassar.com.br e WWW.canaldosconcursos.com.br), outros sites de questões (WWW.tecconcursos.com.br e WWW.questoesdeconcursos.com.br) . Além disso, você pode entrar também no fórum (WWW.forumdosconcursos.com.br), mas tenha cuidado para não viciar...lá tem depoimentos de “como passei”, dicas de materiais, de professores, resultados de concursos...eu só entrava pra acompanhar o ranking dos concursos.



    Dicas:
    • Tente entender os assuntos e não os decorar...fica mais fácil de aprender;
    • Se organize! É muito importante, porque você não perderá tempo procurando suas coisas, e o tempo é curto. Quero dizer, se organize em tudo: no computador, tenha seus materiais separados por matérias; em casa , saiba onde está cada livro, resumo, etc;
    • Ache o que você está estudando interessante, treine seu pensamento para isso, te ajudará a absorver melhor e se empolgar nos estudos;
    • Estude pelo melhor material, de preferência material em PDF, porque são mais direcionados. Evite estudar por livros, que muitas vezes são prolixos e repetem informações;
    • Sempre faça questão que tenha gabarito;
    • Faça questões à exaustão, e de preferência da mesma banca que organizará seu concurso;
    • Marque o tempo de estudo;
    • Controle a quantidade de questões que você fará por matéria, isso te deixará mais confiante;
    • Estude por ciclos, para sempre estar estudando todas as matérias;
    • Não passe mais de 2 horas em uma matéria, após esse tempo você não assimila mais e o rendimento cai;
    • Não brigue com o sono, se ele chegar, durma;
    • Foque em uma área, não faça todos os concursos, escolha os mais parecidos com o de seu foco e faça-os pra poder treinar;
    • Se junte a pessoas POSITIVAS, nesse meio tem muita gente para baixo, pessimista. Pessimismo não leva ninguém a lugar nenhum...
    • Compartilhe conhecimentos e informações sobre concursos;
    • Tenha um tutor que te oriente em termos de material, o que estudar, por onde estudar, o que é importante o que não é, fazer ou não fazer determinada prova...
    • Sempre faça uma atividade física, te ajuda a ficar mais concentrada e a colocar para fora o estresse e a ansiedade, que são NORMAIS;
    • Se alimente de forma saudável, irá contribuir no rendimento do seu estudo...TUDO influencia...depois você vai entender o que estou falando;
    • Leia sempre as dicas das pessoas bem sucedidas, sempre dá pra aproveitar algo;
    • Estude todos os dias, nem que seja 1 hora, 30 minutos;
    • Diminua em 70% o tempo que você perde no facebook e gaste esse tempo lendo atualidades (Veja, jornal, etc).


Instruções

Através do botão abaixo você pode contar sua experiência de estudo no portal Silvio Sande. Ao clicar, uma janela será aberta, e você precisará preencher seu nome, selecionar uma foto e contar a sua história. Após uma análise da nossa equipe, seu depoimento será mostrado na listagem ao lado.


Deixe seu depoimento