23/01/2019

Você sabe como aproveitar ao máximo seu tempo de estudo?

Coordenação


A maioria das pessoas não nota que é preciso se preparar, determinar um horário e uma metodologia de estudos. Sem essas pequenas estratégias, estudar pode se tornar muito improdutivo.

A seguir discorreremos sobre algumas técnicas de estudo para que você atinja a alta performance na caminhada rumo à aprovação. 


1- Desconecte

As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas, segundo pesquisa realizada em 2018 pela ESET que mostra os atuais hábitos dos brasileiros na internet. A análise indicou que 53% dos entrevistados passam mais de 6 horas por dia online.

Por isso, é muito importante que você se desconecte do mundo virtual antes de começar os estudos. Celulares e Tablets precisam ser colocados em modo avião e apenas os cursos online devem ser acessados.

Existem aplicativos que bloqueiam o uso de alguns sites para que o foco não se perca. O Block & Focus, por exemplo, é um plug in do Chrome que bloqueia o acesso para alguns sites previamente escolhidos e permite o acesso a eles apenas no intervalo entre as tarefas realizadas.

Para os concurseiros que utilizam o Mozilla, é possível utilizar o LeechBlock gratuitamente. A extensão permite que sejam programados dias e horários específicos às restrições. Caso tente olhar o aplicativo/site no horário e que se encontra bloqueado, o plugin empata o acesso.

Os usuários do Mac OS, Windows e Android -no caso de aparelhos móveis- possuem a chance de baixar o Rescue Time. Nele, é possível metrificar o tempo gasto em cada rede social, determinar um tempo limite para os sites/aplicativos e analisar os gráficos criados pela ferramenta.

Essa estratégia assegura maior atenção a matéria e assim, maiores chances do planejamento diário ser totalmente contemplado.


2- Escolha

Por falar em planejamento, antes de começar a olhar a matéria, crie um cronograma de estudos que contemple os conteúdos mais difíceis primeiro. Escolha os assuntos que necessitem de mais atenção e energia para serem entendidos. Essa técnica assegura um maior aproveitamento, já que você terá mais energia no início dos estudos.

Criamos um kit concurseiro exclusivo, perfeito para quem deseja organização na hora dos estudos. Clique aqui e garanta o seu cronograma.


3- Compreenda

O método SQRRR é perfeito para o concurseiro que deseja entender o assunto e não apenas gravá-lo por um curto período de tempo. O método é composto por 5 etapas, sendo elas:

·         Pesquisar no material a ser estudado gráficos, imagens, tabelas ou qualquer outro elemento que esteja em destaque e dê uma dica sobre o que será visto;

·         Questionar o que se trata cada elemento da fase anterior;

·         Ler o capítulo para tentar responder as perguntas do passo anterior;

·         Falar em voz alta o que foi absorvido do capítulo, com suas palavras e expressões, para que a internalização seja mais eficaz;

·         Revisar o conteúdo estudado para garantir que nada passou desapercebido.


4- Relacione

 Relacione conceitos e imagens já existentes na sua mente com o conteúdo recém aprendido. 

Para tal técnica é possível utilizar os mapas mentais, que formam diagramas no papel e são um grande facilitador para quem possui memória visual já desenvolvida.

Outra técnica de associação muito utilizada e que dá muito resultado são os flashcards. Os cartões são imprescindíveis para quem deseja conferir conceitos e anotações rapidamente.

Desenvolve-los é rápido e muito fácil! Em uma das faces do cartão coloca-se a indagação e na outra, a resposta para o questionamento.

Os flashcards podem ser desenvolvidos com pedaços de papel cortado ou em plataformas digitais, como o Canva. Através dessa plataforma gratuita é possível personalizar os cartões de acordo com cada assunto, mudar a fonte e a cor do fundo, além de conseguir baixar a arte, caso queira imprimir.


Se distraiu por alguns instantes?

Então se liga na nossa próxima técnica:


5- Foque

Se distrair enquanto estuda é algo normal nos dias de hoje em que nosso cérebro funciona assimilando milhares de informações distintas ao mesmo tempo.

Caso a distração ocorra, não se desespere, sua concentração pode ser recuperada com uma técnica simples:

Encontre uma palavra que possua relação com o conteúdo visto e repita até que sua atenção se volte novamente ao tópico de estudo. Qualquer palavra pode ser utilizada, não existem regras ou impedimentos.

Por exemplo, caso esteja assistindo uma aula de Direito Administrativo, você pode utilizar o nome do assunto como palavra de foco.


6- Pratique

Assim que seguir todos os passos acima, responda exercícios sobre a matéria que acabou de ser estudada.

Acreditamos que a técnica Teoria + Exercícios funciona ajuda muito na fixação do conteúdo. Além de ser uma ótima maneira de analisar e ponderar se o conteúdo foi mesmo aprendido, ou se precisa rever algum ponto.

As técnicas te ajudarão a aproveitar seu tempo de estudo ao máximo e focar no que realmente importa no momento: a aprovação no concurso desejado. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO