19/09/2019

Vamos falar sobre ansiedade?

Coordenação


Concursos, editais, matéria acumulada, trabalho, filhos, vida pessoal, (pausa para respirar) pressão social, setor financeiro, estresse... são tantas coisas que precisamos fazer e lidar diariamente, mas as vezes esquecemos que somos humanos e não robôs.

Queremos realizar 100 tarefas num período de 24 horas. Nem bem terminamos uma pendência e já estamos pensando na próxima e, no fim do dia, ficamos com a sensação de algo por fazer. É aí que mora o problema, concurseiro, pois a ansiedade encontra solo fértil para desenvolver-se.

Mas o que é ansiedade? Ela é negativa? Aquele “frio na barriga” que eu sinto é ruim?

Vamos por partes. A ansiedade é importante e uma emoção normal do ser humano, uma reação natural do corpo ao stress. Entretanto, para algumas pessoas esta reação acontece de maneira mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional transformando-se em um transtorno. Ele começa quando essa emoção passa do ponto. Em vez de mover para frente, o nervosismo exagerado deixa o indivíduo travado, impede que ele faça suas tarefas e atrapalha os seus compromissos.

O transtorno de ansiedade, se não tratado, pode afetar a vida das pessoas em muitos aspectos tais como as relações familiares, relações sociais, afetar a capacidade de atenção, interpretação, concentração e a memória de uma pessoa, dificultar o aprendizado e a retenção de informações, dificuldade de lidar com problemas e incapacidade de cumprir prazos.


Concursos x Ansiedade

Quem estuda para concursos públicos sabe que não será uma caminhada livre de obstáculos (seria muito fácil, não é mesmo?). Além da maratona de estudos é necessário trabalhar e fortalecer o psicológico pois as perguntas “Quando sai o edital?” “Será que eu vou conseguir fazer a prova?” “E se eu não passar?” “E se não der certo?” ecoam o tempo todo e, se não houver um preparo emocional, você poderá cair na armadilha da ansiedade.

Mas o que acontece durante uma crise de ansiedade? Listamos 13 sintomas:

  1. Angústia
  2. Inquietação
  3. Dificuldade de concentração
  4. Formigamento nas mãos
  5. Sensação de queimação no rosto
  6. Falta de ar
  7. Boca seca
  8. Tensão muscular
  9. Preocupação excessiva com eventos futuros
  10. Coração acelerado
  11. Fala acelerada
  12. Impulsividade
  13. Tontura

Se identificou com a lista acima? Você não está sozinho. Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade. Dentre elas, podemos listar terapias, medicamentos e outras técnicas mais naturais. Não tenha vergonha e busque ajuda.

Pratique exercícios, evite pessoas negativas, cuide da sua saúde, durma bem, organize-se e monte um planejamento com base em sua realidade (já falamos sobre isso aqui). Não é porque concurseiroX estuda 23h por dia que você também deve fazer isto, estamos combinados? Respeite o seu tempo e o seu corpo.


Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone (através do numero 188), chat ou e-mail.

Nós, do Portal Silvio Sande, também estamos aqui para te ajudar. Se precisar entre em contato através do nosso chat ou mídias sociais 


Estamos com você.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO