Vamos falar sobre ansiedade?
Concursos, editais, matéria acumulada, trabalho, filhos, vida pessoal, (pausa para respirar) pressão social, setor financeiro, estresse... são tantas coisas que precisamos fazer e lidar diariamente, mas as vezes esquecemos que somos humanos e não robôs.
Queremos realizar 100 tarefas num período de 24 horas. Nem bem terminamos uma pendência e já estamos pensando na próxima e, no fim do dia, ficamos com a sensação de algo por fazer. É aí que mora o problema, concurseiro, pois a ansiedade encontra solo fértil para desenvolver-se.
Mas o que é ansiedade? Ela é negativa? Aquele “frio na barriga” que eu sinto é ruim?
Vamos por partes. A ansiedade é importante e uma emoção normal do ser humano, uma reação natural do corpo ao stress. Entretanto, para algumas pessoas esta reação acontece de maneira mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional transformando-se em um transtorno. Ele começa quando essa emoção passa do ponto. Em vez de mover para frente, o nervosismo exagerado deixa o indivíduo travado, impede que ele faça suas tarefas e atrapalha os seus compromissos.
O transtorno de ansiedade, se não tratado, pode afetar a
vida das pessoas em muitos aspectos tais como as relações familiares, relações sociais,
afetar a capacidade de atenção, interpretação, concentração e a memória de uma
pessoa, dificultar o aprendizado e a retenção de informações, dificuldade de lidar
com problemas e incapacidade de cumprir prazos.
Concursos x Ansiedade
Quem estuda para concursos públicos sabe que não será uma caminhada livre de obstáculos (seria muito fácil, não é mesmo?). Além da maratona de estudos é necessário trabalhar e fortalecer o psicológico pois as perguntas “Quando sai o edital?” “Será que eu vou conseguir fazer a prova?” “E se eu não passar?” “E se não der certo?” ecoam o tempo todo e, se não houver um preparo emocional, você poderá cair na armadilha da ansiedade.
Mas o que acontece durante uma crise de ansiedade? Listamos 13 sintomas:
- Angústia
- Inquietação
- Dificuldade de concentração
- Formigamento nas mãos
- Sensação de queimação no rosto
- Falta de ar
- Boca seca
- Tensão muscular
- Preocupação excessiva com eventos futuros
- Coração acelerado
- Fala acelerada
- Impulsividade
- Tontura
Se identificou com a lista acima? Você não está sozinho. Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade. Dentre elas, podemos listar terapias, medicamentos e outras técnicas mais naturais. Não tenha vergonha e busque ajuda.
Pratique exercícios, evite pessoas negativas, cuide da sua saúde, durma bem, organize-se e monte um planejamento com base em sua realidade (já falamos sobre isso aqui). Não é porque concurseiroX estuda 23h por dia que você também deve fazer isto, estamos combinados? Respeite o seu tempo e o seu corpo.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone (através do numero 188), chat ou e-mail.
Nós, do Portal Silvio Sande, também estamos aqui para te ajudar. Se precisar entre em contato através do nosso chat ou mídias sociais
Estamos com você.
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO