21/12/2018

TRIPÉ DA APROVAÇÃO

André Fantoni

TRIPÉ DA APROVAÇÃO: Disciplina + Motivação + Resiliência

 

Fala galera, tudo bem?? Vamos ter o governo como Patrão?? tem que estudar com comprometimento, mas vale MUITO a pena!

Tenha esse "tripé" como Norte, é isso que vai diferenciar alguém que conseguirá uma vaga e alguém que vai ficar no meio do caminho.

Talvez por ter sido formado em instituição militar (Escola Naval), aprendemos, desde cedo, o que é ter disciplina, manter o foco, principalmente nos estudos ! A competição é constante, seja lá qual for o seu desafio, tem que ter foco no objetivo e "sangue nos olhos"!

 

O Poder da Disciplina 

“Muitas pessoas desistem, poucas fracassam”. Essa frase é simplesmente de Henry Ford e ela pode ser interpretada como um puxão de orelhas nos concurseiros.

Muitos desistem depois de um fracasso ou não conseguem manter uma rotina de estudos para alcançar seu objetivo.

Se você não estudar de verdade para uma prova você não fracassará porque na verdade você já desistiu dela quando abandonou sua disciplina nos estudos.

Uma vez, quando ainda era "concursando", ouvi de um professor: "Todos aqui vão passar, exceto aqueles que desistirem"... faço questão de repetir isso aos, hoje, meus alunos, TODAS as vezes que inicio uma aula.

 

Hábito ou Ritual de Estudos 

A verdade é que disciplina ou força de vontade são coisas limitadas. Até por isso é muito mais fácil você estudar de manhã do que a noite depois de um dia intenso de trabalho, por exemplo.

Sabendo que a disciplina é um recurso limitado, você não pode depender dela. Uma hora ou outra ela vai falhar. Por isso você precisa criar um hábito algo que você faça automaticamente.

Ou seja, pegar um livro e estudar não será mais um exercício que vai te exigir esforço. Na verdade você vai fazer isso no piloto automático.

Quando você era criança é provável que seus pais te ensinaram o hábito de escovar os dentes. Hoje, creio que você faça isso de forma até inconsciente. Você sabe que depois de uma refeição você precisa limpar seus dentes.

 

Adquira Novos Hábitos

Para se criar um hábito você precisa três elementos: "deixa", rotina e recompensa.

Para entender o processo vamos a um exemplo simples. Vamos supor que a partir agora decida que sempre antes de estudar vai tomar um banho.

Isso vai se tornar a sua deixa.

Depois do banho você estuda por duas horas. Essa é parte do processo considerada como a rotina. Depois de estudar você vai assistir um episódio de uma série que você acompanha. Essa será a recompensa.

A partir do momento que você cultivar esse hábito por alguns dias o seu cérebro já vai associar o banho aos estudos e consequentemente a diversão de assiste uma série.

Com esses elementos presentes você pode criar um hábito e dessa forma será muito mais fácil ter disciplina até porque você não precisará usá-la. Você pode criar esse sistema para qualquer hábito que você deseja acrescentar a sua vida e pode ter a recompensa ou deixa que achar melhor.

 

 O Seu Grande Porquê 

 Se desmembrarmos a palavras motivação veremos que ela significa “motivo para ação”. Ou seja, a motivação nada mais é do que você saber o porquê você deseja alguma coisa.

Então eu te pergunto: Por que você quer passar em um concurso público?

Eu busquei a tão sonhada ESTABILIDADE!, MAS independente de sua resposta você precisa ter isso muito bem definido. Pode ser para pelo salário ou pelo reconhecimento profissional ou até mesmo para comprar um carro melhor.

Essa conversa interna vai provavelmente te levar a tomar atitudes que te levem mais próximas ao seu objetivo porque agora você sabe por que está fazendo isso.

Muita gente desiste no meio do caminho porque não tem um motivo claro para alcançar o objetivo, ou seja, falta a essas pessoas motivação.

 

Tenha um planejamento 

Vamos supor que você tenha definido que deseja estudar X horas por dia. Esse é um planejamento que tende a fracassar porque você não vai ter a matéria nem o assunto definido.

Então como que você vai fazer algo no piloto automático se você vai ter que analisar e raciocinar qual a matéria que deve estudar? Pois é um planejamento é um fator importante para adquiri disciplina.

Você precisa ter claro o que vai estudar e como vai estudar. Do contrário o seu cérebro vai ter que fazer muito esforço para iniciar seu período de estudos e é provável que com o tempo ele prefira fazer outras atividade do que focar nos estudos.

Daí entra a fundamental ajuda de um COACH! Opa, estamos aqui pra isso!

 

Resiliência

Por fim, fica aquela dica, parece clichê, mas é a mais pura verdade, por maior que seja a adversidade, NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS! porque se você desistir, ninguém vai correr atrás por você.. todos enfrentamos dificuldades nessa jornada, mas vence quem consegue superar seus obstáculos!

 

Conte comigo!

 

Instagram: @Professorandrefantoni

Facebook: Prof e CoachAndreFantoni

YouTube:   Professor AndreFantoni

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

veja também