11/03/2016

Subindo os degraus da aprovação: veja como usar a sua experiência em concursos até a aprovação

Coordenação

Quem estuda para concursos há mais tempo, sabe que é um caminho cheio de desafios que exige muita dedicação e persistência. É muito comum que uma aprovação seja precedida de tentativas que não deram certo. Mas não há motivos para desânimo! O concurseiro precisa levar cada experiência como um aprendizado.

 

Bruno Radamés, mineiro de Belo Horizonte, passou por situações como essas, e pode hoje relatar como usou os conhecimentos adquiridos para tentar novamente. Foi com o concurso do ICMS - RJ que ele teve o seu primeiro contato com os estudos na área fiscal e com a equipe de diretores do Silvio Sande.

 

“Posso dizer que, num contato inicial com as matérias, eu prefiro as vídeo-aulas, pois não são tão abrangentes quanto os livros ou até mesmo os materiais em pdf e você consegue ter uma visão geral.”

 

“Como o concurso para o ICMS-RJ não ocorreu, eu continuei fazendo provas para outros fiscos. Destaco que utilizei os materiais do portal para o concurso do ISS-Salvador (aprovado, mas não classificado no número de vagas) e ISS-São José do Rio Preto (não obtive a média para a correção da prova discursiva). Em meio a estas e mais algumas reprovações em outras áreas, destaco: ManausPrev, TRT-3ª Região e Finep. Porém, não desisti e continuei tentando até que, primeiramente, graças a Deus, consegui a minha tão sonhada aprovação.”

 

Algo que ajudou Bruno durante os estudos foi o aproveitamento do conhecimento adquirido. Apesar de ser muito positivo o estudo focado em um concurso específico, materiais mais abrangentes (ou até mesmo de outros concursos) também ajudam nos estudos. É comum que alguns dos conteúdos que aparecem em uma área específica se repitam em concursos. Bruno usou o conhecimento da área fiscal para o concurso ISS - Niterói, precisando apenas estudar as especificidades do certame:

 

“Como eu já vinha de uma longa caminhada na área fiscal, quando saiu o edital para Niterói, bem mais enxuto que o normal, eu só precisei aparar as arestas. Foi nesse momento que adquiri diversos cursos do Portal Silvio Sande já direcionados para a reta final.”

 

Os conteúdos do tipo Reta Final são desenvolvidos após o lançamento e estudo detalhado dos editais, com o objetivo de direcionar o estudante para os assuntos requeridos e para os tipos de questões que a banca costuma pôr em suas provas.

 

Estudar a partir de matérias gerais (ou até mesmo com conteúdos de concursos relacionados) é um bom caminho para quem está se preparando para os certames. Você pode conhecer alguns pacotes de cursos aqui.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO