23/10/2015

Simulados para concursos: veja a importância deles na sua preparação

Coordenação

A cada concurso público que é realizado, o número de concorrentes aumenta. Sabendo disso, a preparação dos concurseiros é intensa, não é verdade? São horas, dias, meses (e em alguns casos, anos) estudando por apostilas, vídeo-aulas, livros… Mas não se pode duvidar que o melhor aprendizado é a prática. É exercitando que percebemos o que dominamos e o que ainda não está claro para nós.

 

Quando o dia da prova está mais próximo, é comum que muitos candidatos passem por um momento de nervosismo e se perguntem: “Será que eu estou realmente pronto(a) para esse concurso?”. É nessa hora que os simulados para concursos públicos mostram o seu poder: eles colocam os pontos fortes e fracos em evidência, pois não se trata apenas de saber o conteúdo, mas de conseguir compreender o que a banca pede da questão.

 

Veja as vantagens de participar de simulados para concursos públicos:

 

Os simulados para concursos mostram o nível do concurso

Com os simulados para concursos, o candidato consegue visualizar melhor o nível de dificuldade da prova e se familiariza com a banca responsável por sua aplicação. Com isso, é mais fácil direcionar o seu tempo de estudo para os temas e matérias mais relevantes para o certame, pois fica mais evidente o que deve ser buscado e o quanto você tem estudado.

 

Simule o seu tempo de prova

As vezes, o adversário não é o assunto, mas o tempo de prova. Muitos candidatos, por exemplo, não se habituam ao tempo de resolução e acabam perdendo o prazo para marcar as respostas no gabarito. Treinar com o prazo exigido no edital dá maior tranquilidade e concentração na resolução das questões da prova.

 

Porcentagem de acertos

Quando mais questões você faz, mais assuntos diferentes aparecem, preparando o seu raciocínio para o inesperado. Depois da correção, é possível descobrir quais são as reais dificuldades, tendo uma noção dos erros e acertos frequentes, e reforçar os setudos nas matérias em que houveram menos acertos.

 

Relembrar conteúdos

É comum que o candidato esqueça parte do conteúdo estudado depois de muito tempo. Nossa mente acaba priorizando as informações mais recentes na nossa memória.

Os simulados para concursos funcionam nesse aspecto como uma ferramenta de revisão: eles ajudam a relembrar os temas e matérias estudadas no princípio, facilitando a fixação do conteúdo através da prática.

 

Estudar com simulados com certeza aumenta as suas chances de aprovação. Ir para o concurso sem ter uma real noção de como será a prova pode ser um grande desperdício de dinheiro, e não um investimento. É importante que o simulado seja feito com tranquilidade, sem interrupções.


Aqui no Portal você pode ter acesso aos principais simulados para concursos fiscais. Vale a pena se preparar bem. Inscreva-se!

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO