06/05/2019

Simulados para concurso público: 10 dicas que você precisa saber antes de fazer

Coordenação

Os simulados para concurso são parte da preparação para garantir um bom desempenho em provas e devem ser encarados de forma profissional.

Entender como as avaliações funcionam na prática, se submetendo à situação de prova servem para aparar arestas como, por exemplo, focar em dificuldades ou nos temas de relevância ao estilo da banca. Mas não basta responder as provas aleatoriamente, por isso consideramos 10 pontos importantes para escolher o melhor material e saber o momento certo de utilizar essa ferramenta:


  1. Evite fazer provas com questões avulsas.
    As bancas examinadoras seguem formulações próprias e misturar questões de bancas diferentes talvez prejudique sua avaliação.

  1. Esteja minimamente preparado pra evitar frustração
     O planejamento dos estudos deve ser dividido em etapas para que, ao menos, você esteja em dia com matérias básicas antes de simular a prova. Isso vai evitar que fique desestimulado caso não consiga responder um bom número de proposições em tempo hábil. 


Leia mais: Estudar para concurso: Qual a sua metodologia para ser aprovado em concurso público? Tem receita?


  1. Não há limite para simular a prova
    Com a prática, o concurseiro pode esgotar todas as possibilidades nas quais a questão possa se apresentar nas provas. E ainda poderá criar expertise para escapar de pegadinhas.

  1. Administrar o tempo
    Exercitar e descobrir quantos minutos cada questão irá demandar, escolher qual pular para voltar depois.  Como também gerenciar o tempo de preenchimento do cartão resposta, uma tarefa muitas vezes negligenciada pelo concurseiro.

  1. Responder questões de concursos inéditas
    A ideia é fazer com que o estudo seja aprofundado e o cérebro não se acostume com as questões vistas anteriormente.

  1. Simulação das condições
    Próximo ao ambiente de prova, com o mesmo tempo e número de questões, proposições bem elaboradas, um bom sistema de correção, através de um material de apoio rico e completo.

  1. Mais do que revisão semanal
    A proximidade com os temas é maior que com a revisão semanal. E consequentemente agiliza o ajuste do seu cronograma de estudo periodicamente.

  1. Não Relaxe!
    Ranking deve ser visto como parâmetro.  Se você for avaliado nos primeiros lugares, confie, mas não relaxe. Caso não esteja, se motive para ganhar melhor posicionamento.

  1. Reta final
    Na reta final, responda simulados com certa constância. A cada 15 dias é um bom período, claro que de acordo com a sua disponibilidade.

  1. Segurança
    É uma grande oportunidade de melhorar o autocontrole, com a possibilidade de antecipar temáticas com o auxílio de profissionais qualificados.


Confira aqui nossos simulados!


Aprenda Rápido os Sistemas de Custeio Variável e por Absorção!


COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO