29/11/2019

Seu problema é foco? Anote as dicas e supere as distrações na hora de estudar

Coordenação

Foco e concentração

Se concentrar é uma habilidade necessária quando se quer construir alguma coisa significativa. Li isso em algum lugar e achei interessante trazer para você, concurseiro. Você que sonha e está batalhando para entrar no serviço público, especialmente para aqueles cargos mais cobiçados do país, como auditor nas Sefaz Alagoas, Sefaz DF, Receita Federal, analista ou técnico do INSS, entre outros, e precisa focar na carga de estudos de provas.

Mas como ter e/ou manter foco e concentrações diante das muitas distrações e uma rotina tão desgastante das quais estão submetidos?

Primeiro, esqueça a negatividade e nem pense em dizer que não consegue. O foco é uma habilidade, e habilidade você desenvolve costumeiramente. Se ele está te prejudicando é porque você não o habilitou ao seu benefício e, aqui, podemos te ajudar esclarecendo algumas coisinhas.

O que é foco?

Em uma das definições no dicionário, - a que mais cabe neste texto -, foco é o ponto que recebe a convergência, que é alvo, de; foco das atenções.

Embora o som do cachorro latindo na sua janela, o pássaro cantando, os alertas do celular, a TV ligada, as séries na fila para maratonar, sejam motivos para desviar a sua atenção, ou seja, absorver o seu foco, elas são relativamente fáceis de desativar. Porém, está em jogo mais elementos além desses que dispersam o seu alvo. Estamos falando daquelas cobranças internas para fechar a meta da semana, a voz dizendo que você está desviando o foco, que não está determinado, esses são elementos de uma condição mais complexo, a ansiedade. Neste caso, é importante passar por uma avaliação profissional, busque ajuda.

Aprenda a identificar o obstáculo. Encontre o problema, tenha consciência de que uma distração pode intervir na conquista do seu sonho e encontre maneiras de seguir focado.

O que eu faço para ajudar foco?

Tenha ciência que primeiro você precisa abrir mão de algumas coisas, mesmo que temporariamente, na busca de um objetivo maior.

Teste algumas dicas e encontre a sua maneira de se concentrar, começar a estudar e absorver melhor os conteúdos

  • Desligar a internet

Mas apenas eliminar as distrações não basta. Mas  sair das redes sociais é regra. Acho que não precisamos falar mais nada aqui

  • Rotina ritualística

Construa um ritual para a hora de estudar. Eduque seu cérebro com um passo a passo até o momento de concentração.

  • Cronometragem

Aplique um tempo cronometrado para não interromper a saída da zona de concentração`.

Automatizações que podem te ajudar

  • Toggl

É um App de cronometragem. Ele vai te ajudar a saber quanto tempo as suas tarefas diárias consomem seu planejamento com a cronometragem de um timer. A interrupção da contagem é manual, caso você precise descansar.

Além da possibilidade de integrar outros aplicativos, como o Google Drive, o Trello, Evernote, no processo que o Toggl identifica a tarefa que inicia a cronometragem.

  • Wunderlist

Você pode criar várias listas de atividades que precisam ser realizadas durante o dia. Mais do que isso, dependendo da tarefa, se ela for muito grande você pode dividir em etapas até completá-las.

Nele também você pode priorizar atividades e, caso não consiga realizar algumas tarefas, o App destaca a tarefa não realizada para que você tenha controle sobre a procrastinação.

  • Rescue Time

A ferramenta monitora o tempo que você gastou no computador. Ótimo para controlar suas fugas para redes sociais, uma das maiores distrações, atualmente, e otimizar a sua maneira de descobrir onde está sua concentração.

Meditação pode o caminho – Comece em casa

A meditação é uma fonte de autoconhecimento e aumenta a possibilidade de concentração. Se você não sabe como elevar seu pensamento sozinhos, encontramos algumas aplicações que podem te ajudar:

  • Medita!

É um App em português com 65 meditações guiadas por Mirna Grzich, jornalista e estudiosa da meditação (1951 - 2018), divididos entre os temas relaxamento & meditando, mindfulness, orações & mantras, meditações essenciais, insights e reflexões, meditando com tradições espirituais. Apenas disponível para IOS.

  • Smiling Mind

Disponível para os sistemas Android e IOS, esse App foi desenvolvido por psicólogos e oferece orientação distribuídas em faixa etária, crianças a partir de 7 anos já podem buscar orientação para meditar. 

  • Zen

Reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento no App brasileiro para meditações guiadas, criado pela YouTuber, Juliana Goes. Ele é divido em módulos com finalidades diferentes, você pode decidir ter mais disposição, aliviar estresse, em meditações curtas que duram cerca de 10 minutos. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO