26/12/2018

Sefaz – Ba assina contrato com a FCC ainda este ano

Coordenação

De acordo com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb/BA)  a Secretaria Estadual da Fazenda da Bahia (Sefaz- BA)  já está assinado o contrato com a organizadora de seu novo concurso público para o cargo de auditor fiscal de rendas, a Fundação Carlos Chagas – FCC, o que deixa a publicação do edital de abertura de inscrições cada vez mais perto, podendo ocorrer já nos próximos dias. 


A razão dessa boa notícia, é que o documento que permite da contratação da empresa estabelece que todos os procedimentos do certame devem ocorrer dentro de um prazo de 240 dias, ou seja oito meses, contando da data de assinatura do contrato.


Conforme a autorização do concurso, divulgada pelo governador Rui Costa, em dezembro de 2017, ao todo serão oferecidas 60 vagas, a liberação inicialmente estava prevista para ocorrer ainda em março, o que acabou não se concretizando justamente pela demora na escolha da banca.

O concurso  estava prometido desde 2016, quando acabou não se concretizando em virtude do momento de contenção de gastos pelo qual o estado estava passando, em decorrência da crise econômica. Porém, de acordo com o governador, o estado já não se encontra mais no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo retomar o processo de contratação de servidores, de acordo com as necessidades e condições financeiras do estado. O concurso se tornou ainda mais urgente, devido ao grande período sem contratações, tendo em vista que a  última seleção ocorreu há 12 anos.

Requisitos e concurso anterior 

Com remuneração inicial de R$ 8.456,19, que pode chegar até R$ 18 mil com os complementos para jornada de trabalho de 40 horas semanais, os interessados deverão possuir formação nas áreas de administração, ciências econômicas, ciências contábeis, direito, engenharia, informática, sistemas de informação, ciências da computação ou processamento de dados.

No último concurso para o cargo, realizado em  2004, a oferta também foi de 60 vagas, sendo 48 para a área de administração, finanças e controle interno e 12 para tecnologia da informação. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas e a seleção contou com três provas, sendo duas objetivas sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e  uma dissertativa de conhecimentos específicos. 

Prova objetiva I: Conhecimentos gerais, comum para as duas áreas, foi composta de 60 questões, sendo dez de língua portuguesa, 15 de direito constitucional e administrativo, dez de direito tributário, 15 de contabilidade geral e pública e dez de estatística.

Conhecimentos específicos: 50 questões sendo para a área de administração; finanças e controle foram 25 de economia e finanças públicas, 15 de auditoria, cinco de matemática financeira e cinco de informática. Enquanto para tecnologia de informação: 24 de informática, 20 de gestão organizacional e cinco de matemática. 

Prova dissertativa de conhecimentos específicos: comum para as duas áreas, contou com temas de atualidades relacionados com as disciplinas de conhecimentos específicos de cada área. 

A parte de conhecimentos gerais contou com peso dois, enquanto a parte objetiva de conhecimentos específicos teve peso três e a dissertativa de conhecimentos específicos, peso um.

Veja nosso curso completo para a SEFAZ BA e saia na frente

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO