18/06/2019

Se você tem problemas de concentração quando está cansado leia esse texto

Coordenação

descansar e estudar para concurso

Ninguém conhece os seus limites como você. Porém, quando focamos em objetivos e prazos rígidos, como ser aprovado em concurso público, extrapolar por excesso é um risco. Estamos falando dos quase inatingíveis, e necessários, momentos de pausa nos estudos.

 

Esses intervalos muitas vezes são considerados perda de tempo, mas o lazer e o descanso são essenciais tanto para alcançar níveis mais altos de desempenho quanto para conservação da memória. Portanto, listamos alguns pontos para te ajudar a avaliar a necessidade de paradas periódicas na rotina de estudos e como fazê-la da melhor forma possível:

 

Programe a desconexão

  1. Acredite, o cansaço desmotiva. Estamos te alertando para que você se mantenha firme com seus objetivos, concurseiro. Descubra os limites do seu corpo antes de ouvir alertas como as dores no corpo, de cabeça, baixa concentração ou estado de leitura mecânica. Parece óbvio, mas muita gente não sabe a hora de parar. Ainda mais quando a demanda é desgastante e a meta é elevada como estudar para concurso público.
  2. Na hora de organizar a rotina de estudos insira intervalos maiores entre os turnos, separe em blocos, aproveite e inclua atividade física e conversa com amigos e família, leitura de um bom livro, meditação ou relaxamento. Cuidado com exageros. Se no seu planejamento foi estabelecido uma hora de pausa, respeite esse tempo. Excedeu o intervalo, compense em tempo de estudo.
  3. Sem medo e sem culpa, descansar não é opção e sim recomendação para o melhor funcionamento do organismo. Com a pressão e a sobrecarga de matérias, os concurseiros elegem os finais de semanas e feriados como datas para intensificar os estudos ou revisar matérias. No entanto, podem também reservar esses dias como momentos de descanso, mesmo que seja por apenas algumas horas a mais ou para obter uma boa noite de sono.

 

A quebra na rotina já significa desligar a mente, mas sair com amigos e dormir corretamente é fundamental para o relaxamento do corpo e reposição de energias. Adote um ritual. Antes de adormecer prepare o ambiente, tente relaxar, regule a luz do seu quarto, desligue os aparelhos eletrônicos e bom descanso. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO