15/10/2018

RESUMO 5 DE ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS

Manuel Pinon

A CPP – Curva de possibilidade de Produção expressa a capacidade máxima de produção de uma empresa, setor econômico ou até de um país. A escassez de recursos cria um limite máximo à capacidade produtiva de uma empresa que terá de fazer escolhas entre opções de produção.

Essa definição de capacidade máxima de produção considera que todos os recursos ou fatores de produção que se dispõe em determinado momento estão sendo utilizados em 100% da sua capacidade. Em outras palavras, não tem desperdício nem ociosidade. Tudo está funcionando a pleno emprego.

O “custo de oportunidade”, “custo alternativo” ou “custo implícito”, nada mais é do que se atribuir um custo às várias oportunidades de uso de recursos sempre limitados.

O Custo de Oportunidade, portanto, é diretamente relacionado com o princípio que considera que os recursos (capital, mão de obra, recursos da natureza e tecnologia) sempre são escassos, pois sempre são insuficientes para satisfazer todas as necessidades da sociedade como um todo; de todas as pessoas.

Em suma, considera-se como Custo de Oportunidade o que se deixa de ganhar por não se ter optado pela melhor alternativa.

Em termos práticos, para a firma esse é um custo derivado de sua escassez de recursos, escassez que a obriga a fazer escolha por esse ou aquele projeto, a optar por uns empreendimentos em detrimento de outros, uma vez que o total dos recursos disponíveis é o limite da possibilidade de investimentos.

 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

veja também