18/05/2018

Razões Para Acreditar – Capítulo 5

Coordenação


Olá concurseiros,

Hoje é sexta-feira e é dia de falar de coisas boas na série Razões para Acreditar. Esperamos que essas boas novas transformem seu dia, e seu fim de semana, que você perceba que tudo é possível quando se acredita.

Bom fim de semana.

*Soluções que mudam o mundo: Estudantes criam sistema para reaproveitar água de bebedouros em escolas

De baixo custo, a iniciativa pode ser aplicada em qualquer escola

Estudantes do curso técnico em Petroquímica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Caucaia, Nathalia Paula de Oliveira, 21, e Abigail Matos, 18, criaram um forma simples e de baixo custo para reutilização de água, um sistema que consiste em armazenar e utilizar a água desperdiçada nos bebedouros, cena comum em instituições de ensino pelo Brasil.

Nathalia, ainda frisa que esse desperdício é praticamente inevitável, por conta do modelo dos equipamentos, porém o que pode de ser feito, segundo ela, é o aproveitamento desse recurso. Assim, orientada pela professora Aline Santos, criou um reservatório, acoplado ao bebedouro, onde a água não consumida cai nesse recipiente e pode ser utilizada para irrigação, construção civil e lavagem de ambientes.

“Além da causa ambiental, para preservação dos recursos hídricos, queremos despertar uma rede de mudança a partir dos alunos, de colaboração, de buscar apontar soluções para os problemas. É uma forma de retribuir o aprendizado que recebemos”, acrescenta Nathalia.

Abigail conta que, verificou-se um desperdício de 1.010 litros de água por mês, num campus com pouco mais de 400 alunos. A estudante espera que o sistema simples e barato, fruto de um projeto extracurricular e de iniciativa das próprias alunas, seja praticada em outras instituições.

 

 

Foto: Divulgação

 O Portal Silvio Sande é seu parceiro nos concursos, veja nossos conteúdos gratuitosnossos cursos e materiais em PDF.

 *Informações do Jornal Tribuna do Ceará

 

+ Notícias

Razões Para Acreditar – Capítulo 4

Razões para acreditar – Capítulo 3

Razões para acreditar – Capítulo 2 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO