20/04/2018

Razões para acreditar – Capítulo 2

Coordenação

Olá concurseiros,

Hoje é sexta-feira e é dia de falar de coisas boas na série Razões para acreditar. Esperamos que essas boas novas transformem seu dia e que você perceba que tudo é possível quando se acredita.

Bom fim de semana.

Bom Exemplo: Estudante da UFT desenvolve aplicativo gratuito de matemática para a rede básica de educação

Fazer o famigerado TCC – trabalho de conclusão de curso – não é fácil, mas fazer uma boa ação junto é ainda mais complicado, certo? Não para o recém bacharel em matemática da Universidade Federal do Tocantins, Denilson Araújo Campos, que apresentou  em  março o seu TCC – um aplicativo para o sistema Android. O “Simplificando”, que visa auxiliar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na aplicação básica  das fórmulas do Teorema de Pitágoras, fórmula de Bháskara e cálculo de algumas áreas de figuras planas.

O projeto, orientado pela professora Maria Emília da Silva, utilizou  softwares como o Windows 10, Atom 1.20.1, Ionic 3. De acordo com a orientadora, o “Simplificando” auxilia o aluno na resolução de exercícios com os conteúdos citados, nos quais são exibidos passo a passo.

Denilson pretende continuar a desenvolver seu app, agregando mais fórmulas e gráficos, como uma forma de incentivo aos professores do Ensino Fundamental para que possam trabalhar também com a tecnologia disponível para celulares.

O aplicativo já está disponível.

 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO