12/04/2018

Qual área escolher para o Concurso Público?

Coordenação

 

            Toda pessoa que decide prestar um Concurso Público enfrenta diversas dúvidas sobre esse universo, e isso é comum. Inicialmente esse campo costuma ser um pouco confuso caso o candidato não tenha uma base mínima sobre a área. O que é um concurso, como funciona o processo, o que deve ser feito... Toda essas vertentes já foram debatidas no início do nosso #ProjetoCalouro e que você pode conferir aqui no nosso blog. Agora que você já tem uma base sobre concursos e quer iniciar os procedimentos para se tornar um concurseiro oficial, é hora de escolher qual área seguir!

            Existem diversas áreas de concursos, cada uma com características e atividades próprias. Na hora de escolher em qual delas vai apostar, o candidato deve considerar diversas questões, como afinidade com o tema e salário pretendido. Veja abaixo alguns dos fatores que devem ser pensados na hora de escolher em qual área seguir.

 

Perfil do candidato

Pense no tipo de atividade que está de acordo com o seu perfil. Podemos citar: área administrativa, judiciária (tribunais), fiscal, bancária, de segurança pública e muitas outras.

Há também concursos para formação específica, ou seja, você vai atuar na sua profissão de escolha, só que na administração pública. Há opções no serviço público para a área médica, ciências contábeis, arquitetura, biblioteconomia, publicidade, TI e muitas outras.

 

Faixa salarial

Existem concursos com salários muito atraentes. Na hora de investir em um, você deve considerar seu padrão de vida e a quantidade de pessoas que dependem de você para saber qual salário é suficiente.

 

Localização

Há concurso de todo tipo: alguns concursos federais já permitem escolha de local no ato da inscrição; em outros, não há como saber antecipadamente, podendo ser qualquer lugar do país.

Há também concursos estaduais ou regionais. E os municipais. Claro que quanto mais restrita for a sua exigência, menor o leque de oportunidades. Tudo depende da sua situação específica: é viável mudar para outro estado ou região? Se não, atenção aos concursos locais - prefeitura, câmara municipal, e até órgãos federais que tenham sede no município.

 

Requisitos

Seu nível de escolaridade, se você tem ou não formação específica – de nível técnico ou superior – e a sua idade (alguns concursos da área de segurança pública têm limite de idade) são requisitos que qualificam você ou impedem de participar de determinados concursos. Preste atenção!

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO