08/05/2018

PRF: Professor Alan Ferreira fala sobre a carreira e concurso

Coordenação



Olá concurseiro,

Após a declaração do ministro da segurança pública, Raul Jungmann, sobre a publicação do edital do concurso PRF para esse ano, na última sexta-feira, d04 de maio, foi publicado o edital para o Curso de Formação de Instrutores – CFI da Polícia Rodoviária Federal, que um curso interno para servidores policiais que podem compor a equipe de instrutores do Curso de Formação Profissional PRF 2018, o curso deve terminar no dia 15 de junho, e esperamos a publicação do edital para esse período.

O portal Silvio Sande lançou um novo curso para PRF com a participação do professor Alan Ferreira, que bateu um papo com nossa equipe de comunicação e deixou algumas dicas para você que sonha com a PRF, confira:

Portal: Qual primeiro conselho para quem decidiu investir no concurso para PRF?

Alan Ferreira:  Buscar informação sobre a carreira. Saber que a sua primeira lotação será no Norte do Brasil. Diante dessa certeza, saber que essa escolha terá um impacto na vida pessoal e na família. Manter o foco e ter organização nos estudos.

Portal - E quem ainda não sabe se possui o perfil para a carreira? Existe mesmo um perfil?

Alan Ferreira: O candidato tem que saber que a atividade policial é diferente de qualquer outra no serviço público. Não estude achando que você será um servidor público como outro que não é bem assim. A atividade policial é perigosa, muitas das vezes temos que colocar nossa vida em risco para proteger a sociedade.

Portal: Quais são os focos em questão de conteúdo que um concurseiro da PRF precisa ter?

Alan Ferreira: Há disciplinas que o candidato não pode deixar de estudar:

1. Português.

2. Todos os Conteúdos de Direito.

3. Legislação  de trânsito.

No concurso de 2014 da PRF não caiu legislação de trânsito e isso gerou um grande "problema" para a PRF, pois o perfil  do policial que entrou naquele concurso foi diferente  dos últimos concursos, justamente pela ausência de legislação de trânsito. Dizem que foi uma falha da banca organizadora. Esse é o primeiro motivo que leva o conteúdo de legislação trânsito ser cobrado com força total na próxima prova. Eu aposto em aproximadamente 40 questões de legislação.

Um outro motivo é meio óbvio, o PRF trabalha com trânsito, somos a única Polícia de trânsito com competências positivadas na legislação brasileira. A outra Polícia é a PM, mas ela só atua no trânsito mediante convênio com os outros entes do Sistema Nacional de Trânsito. Por tudo isso, eu acredito que Legislação de trânsito, Português e Direito funcionaram como um divisor na aprovação do futuro PRF.

Portal: Qual é a melhor parte de ser um PRF? E a pior?

Alan Ferreira: A melhor parte é que é uma carreira única. É a Polícia que mais se aproxima do ciclo completo de Polícia. Possuímos um corpo técnico altamente capacitado. Viaturas novas, uniforme novo e logo estaremos com um novo armamento. Pistolas calibre 9 mm Glock. Tudo que o policial precisa para trabalhar ele encontra na PRF. Somos a melhor Polícia do Brasil. Possuímos números recorde na apreensão de drogas e armas. A pior parte é a limitação legal.

Portal: Sobre a carreira, qual a sua experiência?

Alan Ferreira: A carreira da PRF é promissora e possui espaço para todos os tipos de policiais. Trabalhei no Estado de Roraima e no Distrito Federal.  Antes de compor o quadro da PRF eu atuei como Perito Criminal e devido essa experiência contribuir para um projeto inovador da PRF, chamado "Projeto Perícia".  Atualmente estou lotado no Estado do Rio de Janeiro.

Portal: Sobre o novo concurso, o que você pensa?

Alan Ferreira: Até o final do ano o concurso será autorizado. O concurso é uma necessidade urgente do DPRF. Temos um déficit absurdo nos quadros da PRF. Se o concurso não sair, corremos um sério risco de extinção, como ocorreu com a PFF (Policia Ferroviária Federal ). Está ainda existe no artigo 144 da CF/88 , mas com um quadro minúsculo.

 

Então concurseiro, ficou ainda mais animado com a PRF? Aproveita e confere nossos cursos e matérias em PDF, e prepare-se para a aprovação.

 

+ Notícias

ISS São Luís: Banca definida

ISS Sobral: Inscrições começam hoje

Concurso PRF: Portaria deve ser divulgada amanhã

Prepare – se para o Concurso da PRF

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO