05/04/2018

Passei no concurso, e agora?

Coordenação


Anteriormente falamos sobre o que é um concurso público, como funciona o concurso público e como o Ministério do Planejamento avalia um pedido de concurso. Dando continuidade ao nosso #ProjetoCalouro, hoje vamos falar sobre o que acontece após realização da prova. Agora que passou todo o momento de espera, trâmites e provas, é hora de tranquilizar, certo? Para alguns sim, para os ansiosos dos resultados, não.

Após realização da prova, o candidato deverá aguardar a homologação do concurso, que nada mais é do que a validação daquela seleção. Ela também significa proximidade na contratação para os classificados, já que as convocações costumam ser imediatas a homologação. Já a nomeação dos aprovados costuma sair no Diário Oficial.

Após a nomeação, o aprovado deve realizar exames médicos e entregar toda a documentação solicitada para tomar posse. Caso a nomeação não ocorra logo em seguida à realização das provas, ou o candidato tenha perdido a chamada, o concurso ficará válido no período de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Na próxima semana iremos falar sobre os termos comuns mais utilizados na área dos concursos, para que você, que está iniciando, acostume-se com o linguajar ou você que já está na área, reforce e aprenda alguns novos termos. Até a próxima! 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO