10/04/2018

Os termos mais comuns no universo do Concurso Público.

Coordenação


Para um concurseiro iniciante, ou até mesmo para aqueles com algum tipo de experiência, algumas palavras podem soar como coisa de outro mundo. Por exemplo, você sabe o que significa ampla concorrência? E a diferença entre Certame e Edital? Esses são alguns dos termos mais utilizados no âmbito do concurso público! Dando continuidade a nossa programação do #ProjetoCalouro, hoje vamos esclarecer alguns desses termos e seus significados, desmistificando o terror criado por essas palavras, um pouco “estranhas”.

            

 

Ampla concorrência: são as vagas não reservadas às pessoas com deficiência

 

Cadastro de reserva: esse cadastro é para provimento futuro, de acordo com a necessidade da administração. O aprovado fica aguardando o surgimento de vagas durante o prazo de validade do concurso. 

 

Certame: No âmbito dos concursos públicos, a palavra certame é utilizada como sinônimo de concurso.

 

Edital: é a “lei do concurso”. Estabelece as regras, tais como requisitos necessários para o cargo, data prevista para a prova, conteúdo a ser cobrado, formato da prova, além de informar o número de vagas, remuneração e outros dados importantes.

 

Homologação: definido o gabarito final das questões após os recursos, e não havendo outras pendências, o concurso será homologado, ou seja, aprovado pela autoridade competente do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público, e será publicada a relação dos aprovados em ordem de classificação. Esta é a data inicial para contagem do prazo de validade do concurso, período em que os candidatos serão chamados.

 

Lotação: distribuição nominal dos servidores para cada repartição, ou seja, a definição do local/repartição onde o servidor exercerá sua atividade.

 

Nomeação: ato formal pelo qual o poder público atribui um cargo ao candidato aprovado. Deve ser publicada no "Diário Oficial da União”, estado ou município, conforme o concurso. Não há obrigatoriedade de que a nomeação seja comunicada por telegrama ou qualquer outro meio pessoal.

 

Posse: é a ocupação efetiva do cargo. Acontecerá em prazo estabelecido pelo estatuto do servidor correspondente ao órgão. A Lei 8.112 – Estatuto do Servidor Público da União - determina prazo de 30 dias contados da publicação da nomeação.

 

Sindicância da vida pregressa: verificação dos antecedentes do candidato e da sua idoneidade, mediante análise de documentos e informações.

 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO