12/02/2019

Existe vida após concurso?

Coordenação

Sempre escrevemos artigos com o intuito de estimular nossos alunos a percorrerem o caminho até o dia da prova. Textos sobre como estudar pré e pós edital. O que comer para ganhar energia na hora da prova, dicas finais para o dia do concurso. Mas, o que fazer quando a prova passa? Existe vida após o dia do concurso? O que fazer caso não seja aprovado?

A resposta é sim! Existe vida após o concurso que você tanto esperou e se preparou. A seguir vamos falar um pouco sobre o que fazer após a publicação do resultado final.

 

Passei no concurso, e agora?

Após tanto tempo de preparação e foco é normal que você esteja passando por um misto de êxtase e desespero. Perguntas como “quando vou assumir?”, “como será o cargo?”, “o que tenho que levar para a nomeação?” passam por sua cabeça, então acompanha esses passos para que tudo corra bem até o 1o dia na nova função:

Aguarde

A aprovação é uma conquista muito importante para sua vida profissional e para sua realização pessoal também. Esse momento é seu! Aproveite-o e comemore!

Porém, é importante lembrar que a aprovação é o primeiro passo para a nomeação. Por isso, você precisa aguardar a convocação para assumir o cargo.

Acompanhe

As notícias de convocações são publicadas no site oficial da banca organizadora, no Diário Oficial da União ou no portal da entidade que anunciou a abertura da vaga. Fique de olho em todos os canais, inclusive no seu e-mail cadastrado na inscrição.

Algumas bancas ainda enviam um telegrama com a data de posse. O documento é enviado para os dados informados no dia da inscrição.

Acompanhe constantemente as notícias dos principais canais de divulgação disponíveis.

Relembre

O edital do concurso que foi publicado no início do processo contém os documentos necessários para apresentar no dia da posse.

Após a publicação oficial, o aprovado possui 30 dias para ser empossado e mais 15 dias para começar a trabalhar.  Fique atento aos prazos!

Existem algumas situações extraordinárias que podem comprometer a tomada de posse pessoalmente, como por exemplo um caso de doença ou uma viagem anteriormente programada. Nesses casos, é possível entregar uma procuração para que alguém tome posse por você.

Esse momento é o mais importante após a prova para você que foi aprovado. Não deixe o grande sonho da sua vida escapar por falta de atenção!


Não passei no concurso, e agora?

O desânimo e a falta de vontade de prosseguir são sentimentos que devem estar passando por as cabeça nesse momento. Se por acaso a aprovação não chegou para você dessa vez, não desanime!

Aprender com os erros pode soar clichê, mas realmente é o melhor método para avançar com as dificuldades. Não esqueça jamais do seu objetivo e tente até conseguir alcançá-lo!

Avalie

Busque sempre entender o porquê do seu desempenho. Como foi falado acima, os erros te ajudam a entender aonde estão seus pontos fracos e te dão um norte para começar a estudar novamente. Não ignore seus erros!

Alguns padrões de vida só são desfeitos quando a pessoa toma consciência e muda a forma de agir diante da situação. No caso de um concurso, as questões e assuntos que não foram acertados devem ser revistos, assim como a forma de estudos, hábitos de vida e objetivo.

Foque

A vontade de passar no concurso estará presente até o momento em que o objetivo for alcançado. Lembre-se do seu desejo e de tudo o que ele representa para você e não desista.

Foque em você e nos seus estudos. As comparações com outras pessoas não são saudáveis, já que cada um possui sua própria história. O autor Jon Acuff tem uma famosa frase para esse momento da vida:

"Não compare seu começo com o meio de outra pessoa."  Jon Acuff

Ou seja, trace sua estrada e caminhe focado em como você vai chegar lá.

Persista

Otimismo é a palavra da vez e deve ser levada muito a sério. Segundo a definição do dicionário, a palavra otimismo significa “disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.”

O lado bom de uma reprovação é que você ganhou experiência com a banca, com o momento da prova, testou seus limites.

Otimismo te leva ao poder!

Seu cargo público está cada vez mais próximo. Tudo o que está vivendo é importante para te preparar para que alcance seu objetivo. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO