20/08/2018

Estabilidade Financeira: Veja por que concursos públicos são procurados por esse motivo

Coordenação



A estabilidade financeira é um grande sonho de milhares de brasileiros e brasileiras. Com a crise financeira de nosso país, aliada ao alto índice de desemprego, o mercado de trabalho se tornou cada vez mais agressivo em suas exigências, e de grande disputa para o reduzido número de oportunidade em diversos setores.


São pouquíssimas as vagas, e as mesmas procuram, na maioria das vezes, trabalhadores que possuem maior experiência em determinada área de atuação. E é justamente neste ponto que pensar em investir em uma carreira pública é uma excelente escolha.


Diante deste quadro desfavorável, muitas pessoas optam por seguir carreiras as quais a sua remuneração estará assegurada por toda a vida. Esta estabilidade financeira permite a essas pessoas a oportunidade de prosperar e poder construir uma vida com maior garantias financeiras para o futuro.  


Existe uma grande variedade de concursos públicos, com diferentes áreas de atuação e níveis de exigência em relação ao conhecimento técnico sobre o cargo de atuação. Isso significa que possível alcançar a estabilidade financeira através de  um concurso que combina com o seu perfil profissional.


Neste artigo iremos tratar sobre como você pode se preparar para agarrar a grande oportunidade que você espera, e de conquistar a estabilidade financeira tão sonhada por milhares de trabalhadores brasileiros.


Por que investir em preparação para um concurso para alcançar a estabilidade financeira?


Investir em uma carreira pública é, sem sombra de dúvidas, uma excelente escolha. Os cargos públicos são muito bem remunerados, possuem grande segurança e estabilidade, além de uma série de benefícios agregados, que podem se estender até mesmo à família do servidor público. Por conta disso, e da instabilidade atual do Brasil, a concorrência em concursos públicos se tornou maior, e se faz necessário estar cada vez mais preparado para as avaliações.


De acordo com um balanço sobre concursos de nível médio, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017 houve um aumento no número de concorrentes por vaga. A média atual é de aproximadamente 900 candidatos por vaga, e com a curiosidade de que as oportunidades em questão eram para empregos temporários de apenas dois anos, e com remuneração abaixo de dois salários mínimos.


Tendo em vista esse aumento considerável na demanda de concorrentes, é natural que se precise estar melhor preparado para ser aprovado. As exigências são grandes, mas o empenho com certeza vale a pena.


Hoje existem concursos abertos que oferecem remunerações que beiram R$ 23,9 mil, e por toda parte do Brasil há uma grande diversidade de áreas disponíveis para esse tipo de concurso, com um destaque especial para as agências reguladoras, que oferecem vagas tanto para o nível superior quanto para o ensino médio.


Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), ao todo devem estar disponíveis este ano cerca de 162 mil vagas divididas em todas áreas das três esferas públicas. Apenas do governo federal, quase 30 órgãos enviaram pedidos para o Ministério do Planejamento de autorização, para a abertura de concursos públicos em 2018.

O concurso público é acessível a todos


De uma forma geral, o serviço público é, em suas diversas áreas de atuação, o veículo gerador de empregos mais abrangente do Brasil. Para quem se encontra desempregado, ou já passou dos 40 anos de idade, o concurso público tende a ser a alternativa ideal, tanto em relação a expectativa de remuneração, quanto para a inclusão no mercado de trabalho. Junto a isso, o fato de existir uma gama diversa de oportunidades, é mais um porta para quem se vê impossibilitado de trabalhar de forma estável, e conseguir uma remuneração justa por isso.


Considerando os fatores de inclusão pertencentes a natureza dos concursos, podemos avaliar se, decidir-se por essa opção, é ou não uma boa opção para quem deseja alcançar a estabilidade financeira. Porém, é necessário que o futuro concursando tenha em mente que se trata de um caminho com grandes desafios, com o qual precisará se comprometer com um verdadeiro empenho e disciplina em relação a seus estudos, e tempo de vida investido para esse intuito.


Neste artigo tratamos da relação íntima  entre os concursos públicos e a estabilidade financeira, levando em consideração a grande exigência e agressividade do mercado de trabalho. Consideramos ao longo do mesmo as vantagens e desvantagens de decidir-se por ser concursado, e os grandes desafios que estarão no caminho daqueles que escolheram este encaminhamento profissional.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você nesta jornada de conhecimento sobre o universo dos concursos, e tenha lhe trazido a reflexão necessária sobre a situação social de nosso país, e  posicionamento de mentalidade necessário para se conquistar uma vida digna e bem planejada.


Quer começar a se preparar agora para os concursos que abrirão em breve? Baixe o guia do concurseiro iniciante e descubra o que você precisa saber para começar a se preparar.


COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO