07/09/2018

DICIONÁRIO DO CONCURSEIRO INCIANTE: HOMOLOGAÇÃO

Coordenação



Concurseiro, 

Mais uma série para você acompanhar, dessa vez preparamos um pequeno dicionário para você não mais ter dúvidas nos editais. Fique ligado no nosso Portal, toda sexta-feira um novo termo para você dominar o universo dos concursos.

Termo do dia: HOMOLOGAÇÃO 

Após a realização do concurso, é definido o gabarito final das questões depois dos recursos solicitado pelos candidatos, e não havendo outras pendências, o concurso será homologado, mas o que isso quer dizer? 

Quando se faz um concurso um dos momentos mais esperado é a HOMOLOGAÇÃO do certame. A homologação de um concurso é nada mais que a CONFIRMAÇÃO OU APROVAÇÃO de sentença proferida por uma autoridade, que normalmente é o Poder Público através de um órgão jurídico ou administrativo.

Em seguida a homologação se espera a publicação da relação dos aprovados em ordem de classificação através de um comunicado oficial (Diário Oficial municipal, estadual ou federal).  Esta é a data inicial para contagem do prazo de validade do concurso período em que os candidatos serão chamados. 

O que fazer depois da homologação?

 Depois que um concurso é homologado, a próxima etapa é a nomeação dos aprovados, o que em algumas vezes ainda demora um pouco. Os candidatos aprovados são chamados em ordem de classificação para as vagas imediatas que são disponibilizadas para o concurso.

O aprovado não pode esquecer de ficar atento ao prazo de validade do concurso, que varia de 60 dias a dois anos, geralmente são prorrogáveis pelo mesmo período, essas informações são encontradas no edital do certame. 

NÃO ESQUECER 


A homologação significa a publicação da lista de aprovados – NÃO A CONVOCAÇÃO. Nem sempre todos da lista de aprovados são convocados para a NOMEAÇÃO, por vezes a lista funcionará também como um banco de candidatos, o CADASTRO RESERVA

Contudo o cadastro reserva só pode convocar 50% das vagas imediatas, ou seja, se o certame oferece 10 vagas, mesmo que fiquem disponíveis 10 vagas após a nomeação, o cadastro reserva só poderá convocar 5 aprovados. 
O PRAZO para a homologação do concurso público é de 30 dias úteis contados da data de publicação da classificação final dos candidatos aprovados, de acordo com o decreto nº 42.899 de 17 de setembro de 2002.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO