31/08/2018

DICIONÁRIO DO CONCURSEIRO INCIANTE: Caráter Classificatório

Coordenação




Concurseiro, 

Mais uma série para você acompanhar, dessa vez preparamos um pequeno dicionário para você não mais ter dúvidas nos editais. Fique ligado no nosso Portal, toda sexta-feira um novo termo para você dominar o universo dos concursos.

Termo do dia: Caráter Classificatório, Caráter Eliminatório

Alguns concursos são compostos por várias etapas: provas objetivas, discursivas, provas físicas, teste psicológico, entre outros. No edital de cada certame vem definido se a etapa é de caráter eliminatório, classificatório ou ambos. Entenda um pouco sobre esses termos: 

Caráter Classificatório

Algumas etapas do concurso têm caráter classificatório, o que significa que as notas obtidas definirão a ordem de classificação do candidato. Em geral, as etapas classificatórias são também eliminatórias, caso o candidato não atinja a pontuação mínima em relação aos quesitos estabelecidos no edital para cada disciplina, grupo de disciplinas, prova ou grupo de provas. 

Caráter Eliminatório

Há etapas do concurso que não alteram a ordem de classificação do candidato, ou seja, ele é apenas considerado apto ou não apto. Os testes de aptidão física costumam ser apenas eliminatórios. Também a etapa do curso de formação normalmente não altera a classificação do candidato; apenas o considera habilitado ou não para o exercício da função. Mesmo assim o caráter eliminatório indica que o candidato precisa atingir uma pontuação mínima para não ser excluído do concurso. 


COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO