16/03/2018

Concurseiro iniciante? Confira algumas dicas para começar a estudar para concursos.

Coordenação



Toda reunião de Natal o assunto é o mesmo: “Você deve fazer concurso”, “seu primo já foi aprovado em 5”, “Estabilidade é ótima!” e etc. mas brincadeiras à parte, seja qual for o motivo que levou você a querer prestar concurso, esse post é um bom lugar pra começar a entender sobre esse universo! Muitas pessoas quando estão iniciando se assustam com a quantidade de informações, termos, concursos e áreas. Calma! Nós vamos te explicar tudo!

Veja agora cinco dicas de como começar a estudar para concursos:

Área: inicialmente você terá que escolher a área de concurso que deseja prestar. Existem diversas áreas: Tribunais, Policia, Legislativo, Fiscal e etc. cada uma exige um conhecimento específico. Fazer uma boa escolha com afinidade e que melhor se encaixe no seu perfil, é um bom passo para iniciar.

Comece a estudar com antecedência: você não precisa esperar o edital do concurso ser lançado para começar a estudar. O prazo entre a publicação do edital e a realização da prova é muito curto, geralmente 60 dias. Uma preparação a longo prazo é mais eficaz! Você pode pesquisar sobre os concursos passados, analisar os editais anteriores e começar pelas matérias básicas, por exemplo.

Organização e Planejamento: definir metas, tempo de estudo, criar uma rotina adaptada ao seu dia-a-dia, tudo isso faz diferença! Tempo não é sinônimo de eficiência. Não importa o tempo que você estude por dia, o que importa é a qualidade do seu aprendizado.

Material de estudo: escolher o material que melhor se adapte a sua forma de estudo é importante para a sua aprovação! PDF? Videoaula? Isso vai de acordo com o seu ritmo. Muitos preferem videoaulas e usam PDF como material auxiliar ou vice-versa. O ideal é que você experimente e decida qual o melhor para você.

Em nosso Portal você encontra materiais gratuitos nos dois formatos, acesse agora mesmo e veja com qual tipo de material você se identifica mais.

Mantenha o foco:  quando você começa estudar, seja no ensino fundamental, ensino médio ou faculdade, é normal ter aqueles momentos de tentação para sair do ritmo. Ter o controle e manter o foco é essencial quando se estuda para concursos. A força de vontade, persistência e paciência é alguns dos segredos para à aprovação.

Então concurseiro, persista na caminhada e jamais desista dos seus objetivos!

Acompanhe o nosso blog, siga as nossas redes sociais para receber mais dicas, informações e notícias sobre o mundo dos concursos! 




COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO