18/11/2015

Como passar em concursos em 5 passos

Coordenação

Todo candidado para concurso quer descobrir a mesma coisa: como passar em concursos. A cada dia a procura por empregos com estabilidade cresce no país, e por isso, o número de concurseiros aumenta a cada certame. Mas existem aspectos que diferenciam os candidatos dos aprovados: determinação, objetivo, e compromisso com os estudos. Veja como passar em concursos com alguns passos:

 

Passo 1 - Defina seus objetivos

O primeiro passo que deve ser tomado por quem quer descobrir como passar em concursos públicos é definir um objetivo. Quem atira para todos os lados reduz as chances de aprovação. Escolha uma área para concentrar os seus estudos e dedique-se a ela.

Feita a escolha, procure editais anteriores para começar a planejar os seus estudos. A partir da divulgação do Edital, o tempo até a realização da prova é de, em média, dois meses. É importante que a preparação para o concurso comece antes disso, para que ao menos as matérias básicas já tenham sido estudadas.

 

Passo 2 - Planeje seus estudos

Não há como passar em concursos sem uma preparação séria e consistente, o que envolve dedicação e tempo. Apesar de não haver um número certo de horas de estudo, é essencial organizar a rotina em torno do seu objetivo. Planeje horários para estudar as matérias. Não esqueça de reservar um dia para o descanso. Escolher o local de estudo também é de grande ajuda. Procure um lugar em que haja menos interrupções e distrações.

Confira algumas dicas de como organizar melhor o seu tempo de estudos.

 

Passo 3 - Prepare seu material de estudos

Aqui não há uma regra única. O material utilizado na sua preparação e a metodologia de estudo escolhida devem ser aqueles que proporcionarem maior aprendizado para você, seja a produção de resumos, a leitura ou as vídeo aulas, estudos online ou não. Procure o melhor jeito de você absorver o conhecimento. Uma boa dica é escolher um curso preparatório focado no concurso que você objetiva, mas existem muitas técnicas de estudo eficientes.

Faça exercícios de provas antigas e foque nas disciplinas que tem mais dificuldade. Isso fará com que suas chances de aprovação sejam maiores.

 

Passo 4 - Seja fiel ao seu planejamento

Passar em concursos depende (e muito) de disciplina. Depois de ter feito o seu plano de estudo, cumpra o que está proposto com determinação. Não deixe que as pessoas ou tarefas rotineiras atrapalhem a sua concentração, ou isso poderá gerar arrependimento. No fim das contas, passar em um concurso público depende de você, pois muitos desejam (e se candidataram para) a mesma vaga. Dedique-se às matérias que você gosta e àquelas com as que você não tem tanta afinidade. Cada detalhe importa para a sua aprovação.

 

Passo 5 - Não desanime

O segredo para ir mais longe é não desistir. Mesmo que o seu objetivo não seja alcançado de primeira, só a persistência fará você alcançar a sua aprovação. Passar em concursos públicos se torna difícil quando o candidato se deixa abater por uma reprovação inicial. Faça diferente: encontre nisto motivação para continuar tentando passar em concursos.

Espero que esses passos tenham te ajudado a entender como passar em concursos: focando, se planejando e se dedicando ao seu objetivo.

 

Baixe o ebook com 4 passos para passar em concursos públicos

 

Há algo mais que você acrescentaria? Deixe sua opinião! Se achou este conteúdo útil, mostre para os seus amigos e compartilhe informação.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO