15/10/2015

Como organizar melhor o tempo de estudos?

Coordenação

O primeiro desafio para quem presta concursos públicos é organizar um bom tempo de estudos. Dentro da rotina corrida em que estão inseridos, muitos candidatos encontram dificuldades em organizar suas horas de estudo (principalmente aqueles que já possuem emprego e família).

 

Como então organizar as prioridades entre tantas atividades? Alguns passos podem ajudar a organizar melhor o seu tempo de estudos sem perder de vista a qualidade de vida.

 

Cuide da sua saúde

As tarefas nunca podem ser mais importantes do que cuidados com a alimentação e o corpo, afinal, se ele não estiver saudável o rendimento dos estudos pode cair drasticamente. É importante também que hajam horários reservados para o descanso. O cuidado com o corpo e a mente é essencial para uma boa qualidade de vida.

 

Gerencie suas tarefas

Para organizar melhor a rotina, crie uma lista com as tarefas que precisam ser encaixadas no seu tempo. Classifique cada item com uma prioridade (normal, urgente, muito urgente ou resolução em curto prazo, médio prazo e longo prazo), pois isso ajudará a visualizar o que precisa ser feito. Se achar necessário, faça um checklists dentro de cada item para que você acompanhe o desenvolver de cada atividade com maior facilidade. Você pode até mesmo já anotar a previsão de quanto tempo será necessário para a realização de cada tarefa. Depois, com as atividades anotadas, esqueça a lista de coisas que estão pendentes e foque sua atenção apenas no que precisa fazer no momento. Isso ajuda a criar espaços mentais para os estudos e a ajuda a focar em uma coisa por vez.  

 

Otimize a sua energia

Canalize suas forças para o que te levará a alcançar seus objetivos. Não se envolva em discussões e atividades que não te levem para frente, e realize suas atividades bem, a fim de que elas não precisem ser repetidas. Não crie demandas que possam retirar o seu foco dos estudos, como cursos paralelos e despesas desnecessárias.

 

Reserve tempo para a sua família

Na família estão aqueles que apoiarão as suas vitórias, inclusive, a aprovação no concurso público. Theodore Roosevelt já dizia que "nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar". Reserve tempo para passar com seus pais, companheiro(a) e filhos e e dedique-se a eles durante esse tempo como um compromisso, assim como os estudos. Caso contrário, pode ser que se arrependa depois de ter perdido momentos únicos com a família por causa dos estudos.

 

Foque na sua atividade atual

Suas horas de estudo precisam ser ser aproveitadas com qualidade. Blinde-se de qualquer coisa que possa te dispersar e retenha toda a sua atenção nos estudos. É melhor trabalhar por períodos curtos e intensos por 30 minutos do que desprender horas de trabalho sem foco total. Não pense na concorrência ou no quão rápido precisa dominar o conteúdo. Faça todas as leituras com atenção, calma e, principalmente, qualidade.

 

Organizando melhor as atividades rotineiras é possível uma melhor gestão do tempo que pode ser direcionado aos estudos. É importante compreender também que serão necessários ajustes ao longo do tempo, adaptando-se às diversas situações que aparecem. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO