29/03/2018

Como funciona uma seleção de Concurso Público?

Coordenação

No primeiro post da nossa campanha (confira aqui), você aprendeu o conceito de concurso público. Mas como esse concurso é criado? Qual o funcionamento de um concurso público? É isso que vamos contar nesse post! Confira o funcionamento do planejamento até a realização das provas.

Déficit no quadro de funcionários e Identificação das vagas

O primeiro passo para um concurso acontecer é a abertura de vagas! As seleções costumam acontecer quando a falta de servidores impacta no serviço daquele órgão. A principal causa desse déficit geralmente se dá por causa do grande número de aposentadorias. A identificação das vagas é marcada por estudos internos com o objetivo de identificar carências por cargos e unidades.  Essa é uma das fases mais demoradas do processo, pois o Órgão Público leva um longo período de tempo para fazer esse estudo nas unidades, principalmente se for a âmbito nacional.

Pedido ao Órgão Superior

            Após a fase de identificação das vagas, o órgão que deseja abrir o processo seletivo encaminha um pedido ao seu Órgão Superior, solicitando que seja autorizado aquele concurso. A liberação do mesmo pelo órgão superior é a certeza de que a seleção irá acontecer.

Elaboração da minuta do Edital e Escolha da Organizadora

            A elaboração da minuta do edital trata-se de um documento com várias informações da seleção que são apresentados para que as organizadoras interessadas possam prestar as suas propostas! Após esse processo, a banca organizadora é escolhida por meio da licitação ou por dispensa.

Preparação e Divulgação do Edital

            Após a escolha da organizadora, o Órgão se reúne com a mesma para dar início a produção do edital! Essa fase dura pouco menos de um mês, pois a minuta do edital é a base para o documento definitivo.  O edital irá conter informações sobre todo o concurso, incluindo os assuntos que serão cobrados na prova.

Inscrições e Provas

            Publicado o edital, está na hora das inscrições! Geralmente a inscrição é feita através do site da organizadora, é cobrada uma taxa de inscrição (exceto no caso de isenção) e o candidato acompanha a homologação da inscrição.  O local da prova e horário também é divulgado pela organizadora!

 

            Agora que você aprendeu como funciona um Concurso, no próximo post vamos falar sobre o que acontece após a realização das provas. Fique atento e não deixe de acompanhar o nosso blog! 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO