25/11/2015

Como estudar para concurso público e otimizar seus estudos

Coordenação

Como estudar para concursos públicos com tantas atividades na minha rotina e tantos conteúdos a serem estudados?
Esta é uma pergunta com a qual todos aqueles que escolheram seguir uma carreira pública precisam lidar. Mas estudar para concursos públicos não e nenhum bicho de sete cabeças. Veja algumas dicas que te farão descobrir como:

 

1 - Prepare-se para uma maratona


Estudar para concursos é como correr uma maratona: se você não souber para onde está indo, vai desperdiçar energias à toa. Escolha em qual concurso deseja passar e reúna editais de concursos anteriores para estudá-los (é importante iniciar os estudos antes da divulgação do edital oficial).

Existem candidatos que escolhem o certame com base na remuneração oferecida. É preciso lembrar que aquela será a profissão da sua vida (ainda que a aprovação não seja imediata), então escolha a atividade que mais se adeque ao seu perfil.

 

 

2 - Estabeleça os seus horários de estudos (e respeite!)


Como estudar para concursos públicos vai consumir o seu tempo, é importante que saiba aproveitar cada hora do seu dia. Divida as matérias que precisará estudar entre as suas horas disponíveis. Por exemplo, se você tem 2 horas disponíveis durante os dias da semana, pode escolher estudar uma disciplina por dia. Mas não esqueça de estabelecer horário de início e horário de término para os seus estudos (e respeita-lo!).

 

Baixe o ebok gratuito com 4 passos para passar em concursos!

 

3 - Matérias / dias da semana = aproveitamento!


Estude intercalando entre as matérias que você gosta e as que você não gosta. Comece a semana pela que você mais gosta (afinal de contas, um fim de semana acabou de acabar. Isso desamina qualquer um). Se você estiver estudando para concursos públicos através de cursos, reserve alguma parcela do seu tempo para revisar o que estudou (e fixar os conteúdos aprendidos). Use o sábado para a resolução de questões e exercícios. A atualização e a prática são essenciais.

 

4 - Saia da mesmice


Uma coisa que impulsiona a memorização dos conteúdos estudados e vê-los de formas diferentes. Todo mundo cansa com situações muito repetidas. O seu cérebro também é assim. Para que ele memorize bem uma informação, é preciso que haja alguma novidade na metodologia. Por exemplo: após estudar toda a teoria de uma matéria, estude novamente através de exercícios, ou por meio de resumos.

 

5 - Meça a profundidade dos seus conhecimentos (e melhore no que for preciso)


Muitos candidatos ainda não descobriram como passar em concursos porque não testam realmente os conhecimentos estudados e acabam se surpreendendo no dia da prova. A melhor forma de fazer essa avaliação é com a prática. Os simulados de concursos são os que mais aproximam os candidatos da realidade de prova, mas usar provas antigas como forma de estudo também é válido.

 

Veja como passar em concursos públicos.

 

Alcançar um objetivo sempre envolve muito esforço e trabalho (assim como estudar para concursos públicos). Espero que você já esteja trabalhando para alcançar o seu.

Há alguma outra forma de estudar para concursos? Deixe a sua dica conosco!

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO