13/10/2016

Como estudar legislação para concursos?

Coordenação

Legislação é uma disciplina comum a maioria dos concursos, variando a intensidade com que é exigida de acordo com o cargo. Ter uma boa base de legislação é muito importante para o candidato antes - já que ela geralmente tem maior peso em comparação a outras matérias - e depois da prova, pois as funções que desempenharão exigem esse conhecimento no dia-a-dia.

Só que a preparação nem sempre é tão tranquila. Candidatos menos experientes sentem alguma dificuldade ao estudarem o conteúdo que é extenso e técnico, principalmente se não houverem passado por uma formação ligada ao campo jurídico. Mas como muitas bancas examinadoras se atém aos textos da lei, o estudo bem direcionado e o exercício de questões ajudam a superar essa barreira.

Deixamos aqui algumas dicas de como estudar legislação para concursos.

 

Edital

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que será cobrado no concurso para que você está estudando. De acordo com o cargo desejado, quais são as legislações exigidas? Analise o edital criteriosamente e se habitue ao conteúdo. Isso ajudará muito no planejamento dos seus estudos.

Caso o edital não tenha sido divulgado, existe a opção de tomar como base os editais e provas anteriores, mas não esqueça de conferir o direcionamento dos seus estudos após a publicação do edital atual.

Para ajudar no direcionamento dos estudos, analise também como cada lei se articula com o cargo para o qual você está estudando. É muito provável que as questões relacionadas a atividade desempenhada sejam cobradas na prova.

 

Rotina de Estudos

Agora que você já analisou bem o edital, comece a organizar a sua rotina de estudos com base no que você descobriu. É interessante que você procure procure professores que já têm um “traquejo” na disciplina e que apresentarão os conteúdos com maior foco em como eles são cobrados durante a prova.

Como os textos das leis possuem muitos termos técnicos e as vezes de difícil interpretação, é sempre recomendado que legislação seja estudada após um momento de descanso. Se tiver dificuldades com os termos técnicos, um dicionário jurídico é um grande aliado durante o momento de estudos.

 

Procure materiais externos

Como estudar a “lei seca” não é uma tarefa fácil, é importante ter entre os materiais de apoio: notícias, reportagens, vídeos… tudo que possa ajudar a ilustrar o conteúdo que está sendo estudado. Reler e fazer resumos dos conteúdos também são uma técnica muito boa para a memorização da legislação.

 

Resolva questões similares ao seu concurso

Agora que você já tem uma base maior de conteúdo, está na hora de ver na prática o quanto você aprendeu. Resolvendo questões da mesma banca organizadora do seu concurso (e se possível, mesmo cargo oferecido), você verá como os assuntos costumam aparecer na prova e terá assim maior segurança dos seus estudos.

Com essas técnicas ficará muito mais fácil estudar a legislação para o concurso escolhido. Caso deseje, o Portal Silvio Sande lançou recentemente cursos de legislação para os próximos concursos.

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO