04/05/2016

Coaching para concursos: ele pode ser o que falta para sua aprovação

Coordenação

Entenda o que é coaching para concursos e por que ele pode ser o que falta para a sua aprovação.

 

Passar em um concurso não é o resultado de uma ação específica, mas é fruto de todo um processo de preparação do candidato. Quem estuda há mais tempo para concursos, sabe disso. O processo seletivo, na verdade, se inicia nos estudos (ponto no qual, inclusive, muitos desistem). Por acaso você conhece ou ouviu falar de alguém que estava estudando para algum concurso e desistiu? Seja porque pensou não valer a pena, porque o concurso não foi lançado na data prevista ou porque houve uma primeira reprovação.

 

Ainda, existem as pessoas que se preparam sem um direcionamento e acabam perdendo muitas horas de estudo por não terem organizado suas tarefas de acordo com o nível de complexidade das disciplinas, tipo de exercícios ou por horários disponíveis para estudo. Essas práticas fazem com que a produtividade do concurseiro seja bastante reduzida, e não traga os resultados esperados.

Para aumentar a produtividade e controle dos estudos, um numero cada vez maior de candidatos tem buscado o apoio do coaching para concursos.

 

Mas o que é o Coaching para concursos?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, coaching não é apenas um treinamento, pois nesse o indivíduo é passivo. O coaching é um processo em que ele está no centro, como ator da mudança que deseja realizar em suas atitudes, comportamentos ou na sua vida como um todo. Uma característica do coaching é ser completamente personalizado, pois cada cliente tem uma necessidade, e é a partir dela que o coach - como é denominado o instrutor do coaching - define as abordagens mais apropriadas.

No coaching para concursos especificamente, o coach, funciona como um personal trainner do seu coachee - o concurseiro, no caso. É ele quem o ajudará na organização dos estudos, no acompanhamento do desempenho durante os meses de preparo, na superação dos obstáculos e na mensuração das técnicas mais eficazes.

 

Conheça um programa de Coaching feito pra você!

 

O Coaching para concursos aplicado à seus estudos

O ideal é que cada pessoa estude de uma maneira diferente. Isso é uma conclusão lógica à qual chegamos quando levamos em consideração que processamos a informação de maneiras distintas. Em uma sala de curso preparatório encontramos muitas rotinas, ritmos de estudo, familiaridades (ou não) com os assuntos estudados, níveis de experiência em concursos públicos, etc., e todos se esforçam para se encaixar em um plano de estudo quase sempre igual. Qual o erro disso? A falta de personalização.

Para ajudar você a descobrir o caminho metodológico e a frequência de estudos ideais para o seu aprendizado é que o coaching para concursos existe. Tendo como base a sua rotina, intimidade com os assuntos e seu tipo de aprendizado, o coach irá direcionar os seus estudos, indicando os melhores materiais, a rotina de estudos ideal e organizando disciplinas e exercícios para o seu maior aproveitamento.

Para que esse processo de acompanhamento seja feito com qualidade, é necessário que hajam reuniões (sejam individuais ou em grupo) entre o candidato e o coach, e que a partir delas sejam montados o planejamento, que servirá como guia durante os meses de coaching.

Além disso, durante o seu preparo, ele é o profissional que irá te acompanhar, tanto para mensurar o seu desenvolvimento quanto para te ajudar nos momentos de desmotivação que são comuns.

Com o acompanhamento, será fácil identificar quais são os seus pontos fracos e que técnica é mais eficaz para você, assim você terá mais segurança de que ponto precisa trabalhar para alcançar a aprovação.

 

Conheça o Coaching para concursos do portal Silvio Sande

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO