Ansiedade: Não deixe que ela atrapalhe a sua aprovação
De acordo com uma das definições do dicionário Michaelis, ansiedade é um “estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso”.
Considerada uma sensação normal e que todas as pessoas irão sentir ao longo de suas vidas, a ansiedade causa uma sensação de receio, falta de tranquilidade ou medo, que pode gerar grande mal-estar físico e psíquico comoa aflição, angustia e agonia.
A ansiedade é causada por uma descarga da NORADRENALINA, mediador químico do grupo das catecolaminas liberado pelas fibras nervosas simpáticas, ele é o precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas suprarrenais, e é responsável por informar para o seu corpo que você está em um estado de alerta.
Uma das monoaminas que mais influência o humor, sono e alimentação junto com a serotonina, dopamina e adrenalina, a noradrenalina quando elevada pode causar dor de cabeça, falta de sono, irritabilidade, taquicardia, tremores, sudorese e dor de barriga, todos sintomas da ansiedade, que pode começar de maneira extremamente subjetiva.
Assim, sabendo que o equilíbrio da carga emocional é de extrema importância para um bom desempenho em provas e exames avaliativos, o Portal Silvio Sande preparou 5 dicas para que a ansiedade não interfira no seu rendimento.
1. DESCANSE
É de extrema importância que você consiga dormir bem e descansar o físico. As sensações de estresse e ansiedade podem sem amenizadas através de uma boa noite de sono, além disso o excesso de sono prejudica a memória, e gera fadiga mental.
Para dormir bem:
- Leia um livro (mas não precisa ler o livro e também não é aconselhável ler algo sobre a avaliação. Determine o tempo de leitura)
- Tome um banho relaxante
- Troque os lençóis da cama
- Ouça música ambiente e se concentre no som dela
- Se imagine alcançando o seu objetivo
- Respire devagar
2. PLANEJE
Crie um plano de organização para estudos, tabelas, quadros agendas, use o artifício de planejamento que mais te agrade e monte uma rotina com metas. A organização gera um equilíbrio e você saberá o que fez ou ainda falta fazer, assim terá certeza que estudou e sabe o conteúdo da prova.
Separe mais tempo para os conteúdos de maior dificuldade e não deixe para estudar na véspera das provas.
- Exemplo: segunda-feira 09 de abril de 2018
- Estudar português – 9h ás 10h
- Descanso manhã – 10h ás 10h40(ler, ouvir música, assistir aquela série – um episódio)
- Estudar Direito Administrativo 10h40 ás 11h40
- Almoço e descanso 11h40 ás 13h
- Estudar língua estrangeira – 13h ás 14h
- Estudar Contabilidade – 14h ás 16h
- Descanso
3. COMA BEM E BEBA ÁGUA
A falta de água pode aumentar a ansiedade, então mantenha sempre uma garrinha de água por perto. Se você não for uma pessoa que consome pouca água, use artifícios como copos engraçados, aplicativos de smartphones, o importante é manter o corpo hidratado.
Comer frituras, ingerir bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar a ansiedade portanto é bom evitar, porém se você precisa de um estimulante ou energético a dica é consumir alimentos integrais, açaí e chocolate, que além de fornecer energia, podem controlar a ansiedade.
NÃO FIQUE COM FOME. A fome pode estar diretamente ligada a episódios de ansiedade e de irritação. Esteja bem alimentado, faça refeições equilibradas e leves. Alimentos como brócolis, agrião e alface ajudam a combater a ansiedade, pois reduzem o estresse e a excitação do sistema nervoso central, causando uma boa sensação
4. DIVIRTA-SE
Manter o foco é importante, mas você precisa sair um pouco, é saudável e necessário para um maior aproveitamento de conteúdo. Lembre-se de você e que você tem amigos e familiares que estão na torcida, dedique um pouco da sua atenção a eles, vá a parques, cinemas, faça um encontro em casa, mas tire um pouco a cara dos livros e ria com quem você gosta. A convivência com pessoas queridas da família, amigos faz toda diferença na qualidade de vida e diminui a ansiedade.
5. RELAXE E EXERCITE-SE
Tire um tempo para você também, faça coisas que gosta, leia conteúdos que não estão na prova, assista algo que te deixe bem, pratique algum exercício físico.
A atividade física auxilia no fluxo da respiração, sendo efetiva no combate à ansiedade e insônia, além de que causa a sensação de o bem-estar que pode influenciar na disposição e gerar maior concentração e foco.
ATENÇÃO!!!
O portal Silvio Sande alerta que para algumas pessoas esse desequilíbrio pode gerar o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). A TAG é um distúrbio mental que se manifesta de forma excessiva, persistente e de difícil controle, e pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.
Considerada uma patologia, esse distúrbio pode piorar com a dificuldade de concentração e ataques de pânico, e é necessário tratamento e acompanhamento profissional, pois quem sofre com a TAG passa a enfrentar problemas que vão desde a esfera pessoal até a profissional, visto que o distúrbio é caracterizado pela preocupação excessiva sobre coisas que normalmente não impactam as pessoas.
As nossas dicas podem ajudar, mas procurem auxílio profissional, cuide-se e boa prova.
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO