27/09/2018

ADMINISTRAR O TEMPO: Organização e rotina podem potencializar seus estudos, veja como:

Coordenação

Tempo é algo precioso e devemos administrá-lo para não perdê-lo. Seja em casa, na faculdade, no trabalho ou na vida pessoal, devemos não só organizar o que iremos fazer, como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas. Assim, o Portal Silvio Sande preparou 5 dicas para você administrar melhor seu tempo. 

1- FAÇA UMA LISTA DE SUAS ATIVIDADES

Parece óbvio, mas é sim o primeiro passo para montar uma rotina positiva de estudos para concurso, escreva tudo em uma agenda, notebook ou aplicativo de celular. Coloque as atividades, o horário previsto para começar e terminar, e repasse ela quando finalizar as atividades. 

  • No primeiro dia pode parecer um pouco chato, mas quando virar hábito será a forma mais fácil de controlar seu precioso tempo de estudos para concurso.

2- TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ 

Separe um momento na sua rotina, não precisa sem diariamente, mas você precisa relaxar, fazer algo que te traga prazer, essas pausas são importantes para diminuir o estresse. Algumas atividades que podem ajudar: 

  • Atividades físicas leves
  • Atividades divertidas 
  • Leitura
  • Filmes

3- SE CULPE MENOS

Seu corpo já tem um relógio biológico e o ideal é que sua rotina de estudos de concursos seja adequada para ele, pense em seus horários mais produtivos e coloque as atividades mais exaustivas para esse momento, pense no horário que seu corpo mais deseja descanso e coloque ele como o tempo da pausa. 

Para entender seu corpo e seu relógio biológico procure um médico. 

4- ORGANIZAÇÃO 

É importante que seja uma rotina que você consiga seguir, assim organizar seu tempo é primordial para que o cronograma de estudos para concursos seja eficaz, mas não mude o que já é natural, se leva 15 minutos no banho, não modifique, ao acrescentar atividades coloque sempre um terço a mais do que previsto, mas não retire das atividade costumeiras. 

As novas tarefas precisam se encaixar no ritmo já vivido. 
 
5- REVISE SEUS PLANOS 

Antes de começar e finalizar o dia pare uns10 minutos e olhe a sua programação, veja se não aconteceu nada que não estava previsto, se sim se reorganize. Caso apareça uma atividade extra, não permita que seja uma fonte de estresse, escolha a atividade programada que pode ser remanejada e vá em frente. A rotina só é algo saudável quando ela se adequar a você. 
Lembre-se é para facilitar. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO