14/11/2019

6 pontos para conseguir se orientar em novas práticas no ano novo

Coordenação



Parar de ser trouxa, voltar para academia, beber menos, economizar dinheiro, se dedicar mais aos estudos. Qual dessas promessas 2018/2019 você conseguiu realizar?

Se aproxima o último mês do ano, e o momento de refletir o que deu certo e o que não deu certo no ano que se passou é também exercício base para planejar decisões novas e partir para a prática no próximo ano. Mas e aí?! Como fazer com que as metas se tornem realidade?

Primeiro avalie as promessas definidas e separe entre os que você concretizou e os que ficaram no percurso do ano, assuma a responsabilidade do que deu errado – nada de culpar o tempo, a família, a falta de dinheiro -, descubra onde está o motivo da falha. Se foi no planejamento ou na execução e reagende. Escreva isso em um papel, planner, agenda.

Calma, é difícil mesmo, exige muita dedicação, porém há maneiras de driblar a auto sabotagem e conquistar seus objetivos de virada do ano.

Aqui segue 6 pontos para conseguir se orientar em novas práticas nessa chance de mudar a vida que o nascer do ano novo inspira.

  • Primeiros 30 dias:

Comece aos poucos enquanto suas resoluções estiverem frescas. O ideal é praticar nos primeiros 30 dias do ano porque costuma ajudar na renovação dos nossos hábitos. Segundo uma pesquisa publicada no U.S News, 80% das metas e resoluções são dissolvidas antes do final de fevereiro.  

  • Definir uma data limite para concretização

Em quanto tempo você consegue realizar tal desejo? Cada passo precisa de um tempo para ser feito. Determine o prazo para cada etapa de realização.

  • Busque apoio de amigos

As pessoas envolvidas no seu dia a dia, família e amigos podem ajudar em metas individuais ou coletivas. Seu cônjuge, filho ou filha pode funcionar como relógio, termômetro para lembrar prazos e metas.

  • Enumere por prioridades

Você tem muitos sonhos, nós temos. Mas tenha consciência de que não precisa realizar todos em um ano só. Evite a frustração e seja realista em relação as suas metas. Existem três perguntas a serem feitas: “como alcançar uma meta”, “quem você seria se alcançasse a meta?”, “por que alcançar essa meta é importante para você?”.  

  • Após conclui a dica acima, faça uma lista pequena

Divida em etapas e comemore os pequenos passos até atingir o real ponto de realização. Se lembre que as somas de todas as etapas é o sonho maior que você quer conquistar e a celebração de mínimas vitórias inspiram novas vitórias.

  • Disciplina, consistência e paciência

Exercite a paciência e não desanime. Você falhou uma, duas, três vezes, não desista dos seus sonhos e objetivos e continue tentando. Planeje melhor, com maior riqueza de detalhes em cada passo da caminhada, seja paciente e continue lutando. 

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO