15/05/2018

10 passos para criar uma rotina de estudos para concurso

Coordenação



Estudar para concursos não é uma tarefa fácil e é primordial que você tenha foco, determinação e que viva uma rotina regrada de hábitos que te auxiliem na potencialização da aprendizagem, mas nem sempre é fácil cria um cronograma de estudos né?

Por isso listamos 10 passos para você montar a sua rotina de estudos de forma eficaz e que você consiga transformar em hábito, mesmo que tenha dificuldade com disciplina.

 

1-    ANOTE TUDO – CRIE UMA LISTA

Parece óbvio, mas é sim o primeiro passo para montar uma rotina positiva de estudos para concurso, escreva tudo em uma agenda, notebook ou aplicativo de celular. Coloque as atividades, o horário previsto para começar e terminar, e repasse ela quando finalizar as atividades.

ü  No primeiro dia pode parecer um pouco chato, mas quando virar hábito será a forma mais fácil de controlar seu precioso tempo de estudos para concurso.


2-    ORGANIZE SEUS HORÁRIOS/DIA/SEMANA/MÊS

É importante que seja uma rotina que você consiga seguir, assim organizar seu tempo é primordial para que o cronograma de estudos para concursos seja eficaz, mas não mude o que já é natural, se leva 15 minutos no banho, não modifique, ao acrescentar atividades coloque sempre um terço a mais do que previsto, mas não retire das atividade costumeiras.

ü  As novas tarefas precisam se encaixar no ritmo já vivido.
 

3-    PROGRAME-SE

Ao finalizar um dia reveja seu cronograma para o dia seguinte, algumas programações de horário e atividades podem precisar de modificações e não há problema em alterar uma programação. Como estamos iniciando uma rotina, algumas estimativas de tempo podem ter sido irrealistas, você precisará se adequar aos poucos e isso é normal.

ü  Em toda programação inicial é necessário reformulações e adequações

 

4-    MUDE A PROGRAMAÇÃO

Como explicamos acima é necessário que a programação seja mudada, e é preciso que você encare isso sem muita culpa, você terá que lhe dar com pausas e interrupções, e é importante que isso aconteça para que sua rotina de estudos para concursos  não se torne algo sobrecarregado e enfadonho, arrume seus horários para que você tenha tempo de descanso.

ü  Se permita, intervalos e mudanças de rotina são necessárias, você precisa de um tempo.

5-    DURMA O TEMPO NECESSÁRIO DO SEU CORPO

Dormis é fundamental, em hipótese nenhuma você deve modificar suas horas de sono, se seu corpo precisa de 6h ou 8h de sono, você precisa montar a rotina que te ofereça esse tempo, defina um tempo que você irá se recolher e que irá acordar.

ü  Sem um bom hábito de sono a rotina não será sustentada e você fracassará

 

6-    NÃO DESCONSIDERE SEU RITMO NATURAL

Seu corpo já tem um relógio biológico e o ideal é que sua rotina de estudos de concursos seja adequada para ele, pense em seus horários mais produtivos e coloque as atividades mais exaustivas para esse momento, pense no horário que seu corpo mais deseja descanso e coloque ele como o tempo da pausa.

ü  Para entender seu corpo e seu relógio biológico procure um médico.

 

7-    FAÇA ATIVIDADES QUE TE REVIGOREM

Separe um momento na sua rotina, não precisa sem diariamente, mas você precisa relaxar, fazer algo que te traga prazer, essas pausas são importantes para diminuir o estresse. Algumas atividades que podem ajudar:

ü  Atividades físicas leves

ü  Atividades divertidas

ü  Leitura

ü  Filmes

ü  Ouvi música

8-    CUIDADO COM A PROCRASTINAÇÃO

Distrações, adiamentos, redes sociais, conversar aleatórias, podem prejudicar a rotina, tome cuidado e evite, não deixe se perder do foco dos estudos para concurso.

9-    IMPREVISTOS – TAMBÉM FAZ PARTE DA ROTINA


Imprevistos acontecem, é necessário que você apenda a lidar com isso, coisas fora da rotina não devem abalar sua estabilidade, seja um problema, uma surpresa boa, um evento que você não se programou, resolva, viva e depois volte para o foco.

10- REPENSE SUA ROTINA DIARIAMENTE

Antes de começar e finalizar o dia pare uns10 minutos e olhe a sua programação, veja se não aconteceu nada que não estava previsto, se sim se reorganize. Caso apareça uma atividade extra, não permita que seja uma fonte de estresse, escolha a atividade programada que pode ser remanejada e vá em frente. A rotina só é algo saudável quando ela se adequar a você.

Lembre-se é para facilitar.

 

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